sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

MFC de Santo Antônio da Platina/PR e Católicos homenageiam pároco.

Frei Daniel Heinzen
O Movimento Familiar Cristão e a comunidade católica de Santo Antônio da Platina/PR comemoraram, na noite da última sexta-feira, dia 11 de fevereiro, os 50 anos de Vida Religiosa do pároco Frei Daniel Heinzen, 71 anos. "Acreditem: Vale a pena ser bom, vale a pena seguir o caminho do Bem", disse, ao final da missa presidida por ele e concelebrada pelos freis Lauro, Portella, Pedrinho, Clemente, Pedrinho, João,Márcio e Tosta e o Provincial Capuchinhos, Frei Davi.

Um dos momentos mais emocionantes foi quando o casal João e Silvana Ávila subiram ao altar. O advogado de Ponta Grossa fez uma homenagem pública ao admitir que passava uma crise conjugal e que, graças à intervenção e conselhos de frei, até hoje está casado com a mesma mulher, com quem possui três filhos, um dos quais também chamado Daniel,de 20 anos, presente também no evento.

A organização foi do presidente do conselho paroquial, Orlando Pimentel e a música ficou a cargo dos corais do MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, Cursilho e Serra Clube.

Frei Daniel está à frente da Paróquia Santo Antônio de Pádua há cinco anos, o Pároco nasceu em 26 de julho de 1940. Quando tinha 13 anos de idade fez o período de admissão e ginásio, em Irati (PR), onde ficou até o noviciado. Ele lembra que, naquela época, eram em 175 seminaristas.

Quando tinha de 19 para 20 anos concluiu mais uma fase de estudos tendo o direito à Vestição, que aconteceu em 10 de fevereiro de 1960, no município de Siqueira Campos.
A Vestição é a cerimônia de entrada de novos noviços à Ordem. Nessa celebração os neo-noviços recebem o hábito penitencial e passam a ser chamados de Freis, palavra que significa “irmão”.

Em 11 de fevereiro de 1961 o religioso se fez integrar a Ordem dos Frades Menores que era a Profissão Temporária. Em seguida frei Daniel cursou três anos de Filosofia em Ponta Grossa e mais quatro anos de estudos em Teologia nas Mercês, em Curitiba até fazer a Profissão Perpétua em 15 de fevereiro de 1964.

A Ordem tem três graus de sacramento que são o decanato, o sacerdotal e o episcopal. Em 25 de abril de 1967 Frei Daniel fez, portanto, a Ordenação Diaconal, que foi o primeiro passo. E, o segundo, que é a Ordenação Presbiterial ocorreu em seis de agosto de 1967. Perguntado do terceiro passo disse: “Fiquei sabendo por outros que fui sondado, mas nada, além disso. A saúde também não colaborou”, disse ele, que fez duas cirurgias no coração.

Frei Daniel comemorou 50 anos de vida religiosa e está com 43 anos de vida sacerdotal. Ele também ministrou aulas de Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina. E, também no Instituto Teológico de Cascavel e Curitiba. Na cidade de Roma, foram dois anos e meio cursando o Mestrado em Teologia Fundamental gregoriana.

Já passou pelas Paróquias, como Pároco, de Uraí, Ponta Grossa, Umuarama e Santo Antônio da Platina (PR) e, em Florianópolis (SC). A primeira experiência como religioso na Paróquia Santo Antônio de Pádua aconteceu entre os anos de 1968 e 1969. E, o retorno se deu em 2006 onde está até hoje como Pároco.

Também estiveram presentes o frei Carlos e religiosos de várias cidades, como a irmã Maria, de Rolândia (na foto com o homenageado, já durante o jantar a que se seguiu a missa, servido na quadra ao lado da Matriz) .
Entre os presentes no evento, a prefeita Maria Ana Pombo, o vice Jorge Garrido, o vereador Chiquinho, o ex-deputado federal Chico da Princesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.