terça-feira, 31 de maio de 2011

MFC ALAGOAS DEFINE REUNIÕES COM EQUIPE E ASSESSORIAS

A coordenação estadual do Movimento Familiar Cristão de Alagoas definiu datas para se reunir com a Equipe Estadual e as Assessorias, formadas por mefecistas comprometidos em promover uma ação estratégica de acompanhamento e expansão do MFC em todo o Estado de Alagoas.

Nesta quarta-feira, dia 1º de junho, estarão reunidos a Equipe Estadual e as assessorias de “Acompanhamento e Orientação”, “Nucleação e Eventos” e “Liturgia e Espiritualidade”.

Na segunda-feira, dia 6 de junho, estarão reunidos a Equipe Estadual e as assessorias de “Planejamento e Expansão” e “Assistência Social”.

As reuniões acontecerão na Sede do MFC, na Rua Araújo Bivar, 580, Pajuçara, sempre a partir das 19h30min.

No sábado, 18 de junho, pela manhã, a Equipe Estadual se reunirá com todas as assessorias, numa reunião com a presença dos coordenadores municipais para a aprovação do plano estratégico de ações estabelecidas pela Equipe Cidade e assessorias. O local ainda será definido e informado posteriormente.

A Equipe Estadual tem como meta expandir, organizar, orientar, operacionalizar e acompanhar as atuais Coordenações Municipais e atualmente é composta pelos mefecistas James e Fátima Medeiros Coordenadores; Vamberto e Marly Vice Coordenadores; Fiel e Claudete 1º Secretários; Maria José (Daia) 2º Secretária; Gilson e Nana 1º Tesoureiros; Eduardo e Suely 2º Tesoureiros; Jorge e Penha Assessores de Comunicação e Blog.

NOSSA SENHORA E A EUCARISTIA - Prof. Felipe Aquino

-
NOSSA SENHORA E A EUCARISTIA

O Papa João Paulo II escreveu o documento Ecclesia de Eucharistia falando da extrema ligação de Nossa Senhora com a Eucaristia. Há um nexo profundo entre Maria Santíssima e a Eucaristia; o próprio Papa João Paulo II afirma que Ela foi o primeiro sacrário do mundo, por essa razão, Ela em tudo tem a ver com Jesus Eucarístico. A primeira coisa que o saudoso Pontífice nos recorda é que Maria não estava presente no momento da instituição da Eucaristia, na Santa Ceia, pois não era o papel dela estar lá, mas através de sua intercessão, realizou-se o milagre da transubstanciação pelo poder do Espírito Santo.

O que faz um homem ser homem? É a beleza física? A cor dos seus cabelos? O formato de sua orelha? Nada disso. O que o faz ser homem é algo que não se vê, é a alma! É a essência de alguém que o faz ser quem é. Assim, quando vemos a hóstia branca, redonda, de diversos tamanhos, não fazemos conta da essência, da substância e é isso que acontece no momento da transubstanciação, ou seja, a transformação da substância vinho e pão para Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Jesus se torna acessível às pessoas na comunhão. Todos podem receber a Eucaristia, independentemente de sua condição física ou psicológica. Deus quis que você recebesse o Corpo, a Alma e a Divindade de Cristo. É Jesus, que se esconde e se aniquila através da Eucaristia.

Só há um caso em que o Senhor não está na hóstia: é quando o trigo ou o vinho se estragam, deixando de ser pão e vinho, não tem como ser Jesus. Jesus não “está” no pão, Jesus é o Pão Consagrado. Quantas vezes, Ele entra na boca de um bêbado e até de alguém que não está preparado para recebê-Lo na comunhão.

Quando compreendermos o amor de Jesus por nós, nosso desejo pela Eucaristia será maior. Hóstia significa “vítima oferecida em sacrifício”. Cristo deu o poder aos sacerdotes para consagrarem a substância do pão e do vinho em Corpo e Sangue d’Ele por inteiro, é a palavra de Cristo pelo sacerdote. O sacramental é aquilo que depende de nossa fé; mas, o sacramento é diferente, pois, por exemplo, no sacramento do batismo a criança não precisa ter fé para acontecer a graça, pois é Deus quem opera.

Todos nós conhecemos a passagem bíblica que narra as Bodas de Caná (cf. Jo 2,1-12). Naquele momento, o Senhor mudou tanto a aparência como a substância do líquido, diferentemente do que acontece durante a consagração, na celebração da Santa Missa. A essência do trigo é o próprio Corpo de Cristo; a essência do vinho é Seu próprio Sangue.

Assim como Jesus se fez presente no seio da Santíssima Virgem Maria durante a gestação, quando O recebemos na Hóstia Consagrada, Ele está presente dentro em nós. Então, como Maria, podemos cantar o “Magnificat”.

Nosso Senhor Jesus Cristo se encarna no corpo de cada um de nós, também com o desígnio de nos salvar. Ele tem uma paixão enorme pela nossa essência, a nossa alma, por isso, tenta de todas as maneiras salvá-la. Diante disso, cabe a nós olharmos para Cristo, na Eucaristia, com a mesma adoração que Isabel recebeu Maria, quando grávida, ao visitá-la (cf. Lucas 1,39-56).

Assim como a Igreja e a Eucaristia não se separam; a Virgem Maria e a Eucaristia também não se separam. Quem entra na comunhão com Cristo, entra na escola de Maria, pois Ela tem muito a nos ensinar!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

RIO GRANDE(RS) É SEDE DA COORDENAÇÃO ESTADUAL


MFC/RS durante o Encontro Estadual

Desde novembro de 2010 a Coordenação Estadual do Movimento Familiar Cristão do Rio Grande do Sul está sediada na cidade de Rio Grande.

O casal Jairo e Maria de Fátima Azevedo foi eleito no 17° ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MFC realizado em Vila Velha, Espírito Santo, para coordenarem o Conselho Estadual do MFC/RS.

Para formarem a equipe desta coordenação foram convidados casais e pessoas do MFC/RIO GRANDE, apenas uma secretaria ficou para os municípios onde o MFC está presente.

Nos dias 21 e 22 de maio, aconteceu na cidade de Rio Grande, o 1º Encontro do Conselho Estadual do Movimento Familiar Cristão, da gestão 2010/2013. Participaram coordenadores do MFC das cidades de Pelotas, Bagé, Erechim, Tapejara, Selbach, Porto Alegre e Rio Grande.

O Encontro foi marcado por muitos momentos, entre eles o de Formação com a assessoria da Professora Nilza Rita Lourenço Fontoura, com o tema: Espiritualidade, Espiritualização e Religiosidade, e do Pe. Raphael Pinto, diretor Espiritual Estadual com o tema: Valores Humanos e Cristãos.

O Encontro transcorreu num ambiente de muita harmonia e integração. Ficou sugerido o próximo Encontro Estadual, para a 2ª quinzena de outubro em Porto Alegre. Posteriormente será confirmado.

MFC ALAGOAS DEFINE REUNIÕES COM ASSESSORIAS

A coordenação estadual do Movimento Familiar Cristão de Alagoas definiu as datas para se reunir com a Equipe Estadual e as assessorias, no âmbito estadual, formadas por mefecistas comprometidos em promover uma ação estratégica de acompanhamento e expansão do MFC em todo o Estado de Alagoas.

Na quarta-feira, dia 1º de junho, estarão reunidos a Equipe Estadual e as assessorias de “Acompanhamento e Orientação”, “Nucleação e Eventos” e “Liturgia e Espiritualidade”.

Na segunda-feira, dia 6 de junho, estarão reunidos a Equipe Estadual e as assessorias de “Planejamento e Expansão” e “Assistência Social”.

As reuniões acontecerão na Sede do MFC, na Rua Araújo Bivar, 580, Pajuçara, sempre a partir das 19h30min.

No sábado, 18 de junho, pela manhã, a Equipe Estadual se reunirá com todas as assessorias, numa reunião com a presença dos coordenadores municipais para a aprovação do plano estratégico de ações estabelecidas pela Equipe Cidade e assessorias. O local ainda será definido e informado posteriormente.

A Equipe Estadual tem como meta expandir, organizar, orientar, operacionalizar e acompanhar as atuais Coordenações Municipais e atualmente é composta pelos mefecistas James e Fátima Medeiros – Coordenadores; Vamberto e Marly – Vice Coordenadores; Fiel e Claudete – 1º Secretários; Maria José (Daia) – 2º Secretária; Gilson e Nana – 1º Tesoureiros; Eduardo e Suely – 2º Tesoureiros; Jorge e Penha – Assessores de Comunicação e Blog.

domingo, 29 de maio de 2011

COMUNICADO - REUNIÃO DO CONSELHO DE CIDADE

A coordenação municipal do Movimento Familiar Cristão de Maceió comunica a todos os coordenadores, tesoureiros, orientadores de Grupos de Base e as assessorias, que, a reunião do Conselho de Cidade, prevista para terça-feira, dia 31 de maio, às 19h30min, na Sede do MFC, fica transferida para a próxima quinta-feira, dia 2 de junho, no mesmo horário e local.

A mudança se faz necessária em virtude de vários Grupos de Base já terem programado para o dia 31, o encerramento do mês de Maria, com celebrações e homenagens a Nossa Senhora.

A presença do Coordenador, Tesoureiro e Auxiliar de Grupo são fundamentais para que o Grupo tenha voz e voto nas decisões do MFC MACEIÓ.

Agradecemos a compreensão de todos e reiteramos o convite para que todos estejam presentes a reunião do dia 2 de junho.

Neto e Rita Marinho
Coordenação de Cidade

HOJE, 88ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

MFC/ITAMARAJU(BA) PARTICIPARÁ DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO


Vereadora e Mefecista Clemildes Nunes

Na última quinta-feira (26) o Movimento Familiar Cristão de Itamaraju – Bahia participou de uma importante reunião na Câmara Municipal com a finalidade de criar, na prática, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Itamaraju – COMDI e do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. A entidade já havia sido criada legalmente por meio da lei municipal 805/2010, aprovada pelos vereadores e promulgada em outubro do ano passado.

A reunião serviu para indicar ao Executivo, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, quais serão as entidades que representarão a sociedade na composição do Conselho. De acordo com o Artigo 3º da lei mencionada, o COMDI será composto por 10 titulares e 10 suplentes escolhidos na sociedade e no Poder Público, de forma paritária.

Os membros oriundos do Poder Público devem ser indicados pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Educação – Esporte – Cultura e Lazer, Finanças e Administração. Quanto às entidades que irão representar a sociedade, elas foram escolhidas durante a reunião e são o MFC - Movimento Familiar Cristão, Associação de Aposentados e Pensionistas do Extremo Sul da Bahia – APESBA, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Conselho Regional de Contabilidade – CRC e Câmara de Dirigentes Lojistas de Itamaraju – CDL.
                                  
De acordo com Rivani Souza Neves – chefe do Departamento do Idoso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, as entidades terão até o dia 1º de junho para indicarem dois nomes (titular e suplente) para compor o COMDI. Essa indicação deve ser por ofício encaminhado a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Maria Luiza Zaniboni Pita.
                                  
Várias reuniões aconteceram desde novembro de 2009 e, em 2010, os encontros acabaram desenvolvendo a minuta da lei de criação do Conselho que culminou em sua elaboração final pela Prefeitura e aprovação pela Câmara no mesmo ano. O próximo passo depois do encaminhamento dos nomes pelas cinco entidades é a assinatura do Decreto Municipal criando o COMDI. A partir daí, os conselheiros poderão eleger sua diretoria e aprovar seu Regimento Interno.
                                  
Para a vereadora Clemildes Nunes, integrante do Movimento Familiar Cristão, que tem grande envolvimento com projetos voltados para os idosos de Itamaraju, o COMDI e o Fundo Municipal do Idoso vão possibilitar que o gestor municipal se preocupe mais com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o idoso. “Uma coisa é o município sem o Conselho, nesse município o prefeito direciona quanto quer para os projetos voltados para a pessoa idosa, com a chegada do Conselho e do Fundo a elaboração do orçamento terá que contemplar recursos voltados para esses projetos, isso representa muito”, destaca a parlamentar mefecista, acrescentando que Itamaraju estava muito atrasada neste sentido.

LITURGIA DO VI DOMINGO DA PÁSCOA

Neste VI Domingo do Tempo Pascal, Jesus nos garante sua presença por intermédio do Espírito Santo, pois a perseguição contra os cristãos torna-se instrumento de expansão do evangelho. Assim, a Palavra nos exorta que Deus não deseja o sofrimento de ninguém, mas às vezes ele é conseqüência da fidelidade ao evangelho. Apesar de tudo, não estamos só, porque o Espírito da verdade anima e sustenta a caminhada da comunidade. O Espírito é nosso defensor e nos revela a verdade do Pai, especialmente para os que se deixam iluminar e conduzir pelo Espírito de Deus.

VI DOMINGO DA PÁSCOA
1ª Leitura: Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos 8, 5-8.14-17
Salmo: 65
2ª Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Pedro 3, 15-18
Evangelho: João 14, 15-21
  
EVANGELHO – JOÃO 14, 15-21
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se me amais, observareis os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e está em vós. Não vos deixarei órfãos: eu voltarei a vós. Ainda um pouco de tempo e o mundo não mais me verá; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA PROF. DIÁCONO MIGUEL A. TEODORO
Neste domingo, mais uma vez refletimos sob a égide da narrativa do evangelista João, que nos apresenta, com todo seu carisma e um estilo literário harmonioso, o discurso de despedida de Jesus. Deve-se ressalta o cuidado do evangelista em nos pontar os principais temas da revelação: o amor do Pai e de Jesus; os mandamentos de Jesus e o novo mandamento do amor; o crer em Deus e em Jesus, Caminho, Verdade e Vida; o conhecer Jesus e o Pai; permanecer em Jesus; o dom do Espírito de Amor e o dom da vida eterna na comunhão com Jesus e o Pai, no Espírito.

No evangelho de hoje, em uma parte do trecho deste discurso, é retomado o tema dos mandamentos de Jesus e sua observância, e o dom do Espírito. Os mandamentos de Jesus se expressam em formas diversas: guardar a sua palavra, ter fé e praticar o que ele viveu, crer nele e ter a vida eterna, praticar a verdade, acolher seu testemunho, trabalhar pelo alimento que permanece para a vida eterna, servi-lo e seguir seu exemplo de serviço.

Todos seus mandamentos convergem para o seu novo mandamento: "Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros" ( vejam: Jo 13,34.35; 15,12 – na liturgia do dia. 27 p.p).

A culminância dos mandamentos é o amor divino de Jesus a ser vivido pelos discípulos, em comunhão de vida eterna com o Pai. Associado a este amor está o dom do Paráclito, o Espírito da Verdade. O Pai dará este Espírito, ele permanece junto de nós e está em nós. Futuro e presente se unem, no dom do Espírito.

O Paráclito, palavra de origem grega, significa consolador ou defensor. O termo grego, em suas variantes, é abundantemente usado nos textos paulinos, com o sentido de consolo. É também usado algumas vezes em Lucas, e uma única vez nos sinóticos, na bem-aventurança dos que choram (observem Mt 5,4).

Importante frisar que: com a sentença: "Ainda um pouco de tempo e o mundo não mais me verá; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis", Jesus afirma sua permanência na vida divina e eterna e o dom desta vida àqueles que cumprem seu mandamento de amor.

A expressão "porque eu vivo" se diferencia da tradição sacrifical judaica-cristã segundo a qual Jesus morto na cruz transforma-se em um cadáver a ser reanimado novamente por sua ressurreição, tornado então Filho de Deus, como prêmio de seu auto-sacrifício.

Nesse sentido, o Espírito que nos é dado nos revela a presença de Jesus entre nós: "Não vos deixarei órfãos: eu voltarei a vós... Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai, e vós em mim, e eu em vós " – Jesus pré-anuncia o dia de Pentecostes que vivenciaremos no dia 12/06. A volta de Jesus, ele no Pai, os discípulos nele e ele nos discípulos, significa a comunhão de vida eterna com Deus já neste mundo, a partir da comunhão de amor.

Esse Espírito, soprado por Jesus sobre os apóstolos, nos será dado pela imposição das mãos, conforme nos ensina a primeira leitura, onde, para sua comunicação, Ele é apresentado como complemento ao "batismo de Jesus". Em sentido oposto, conforme estuda-se em Atos 10,44-48 (é preciso darmos continuidade à primeira leitura de hoje), quando Pedro, na Samaria, ainda falava, o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a Palavra. Então Pedro declara: "Poderia alguém recusar a água do batismo para estes que receberam o Espírito Santo, assim como nós?". Desta forma, Pedro determinou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo.

Contudo, sobre esse mesmo Espírito aprendemos, conforme a segunda leitura, que às comunidades que sofrem perseguições, é dado um estímulo a serem testemunhas de sua esperança, a partir do testemunho de Jesus, "morto, sim, na carne, mas vivificado no Espírito". Portanto, irmãos e irmãs, de acordo com a liturgia de hoje, aprendemos que o Espírito Santo de Deus é a garantia de nossa permanência na vida divina, seja no sofrimento ou na morte física.

Paz a todos vós que sois de Cristo!

ORAÇÃO
Senhor, meu Deus, concede-me a força, a fé e o dom do teu Espírito que. Que eu seja luz que venha dissipar as trevas de teus filhos e filhas que, neste mundo, caminham para a escuridão. Faz-me, ó Pai, caminhar seguro pelos caminhos de teu Filho Jesus. Amém!

sábado, 28 de maio de 2011

ENCONTRO DE JOVENS MOVIMENTA MFC DE VITÓRIA DA CONQUISTA(BA)

O Movimento Familiar Cristão de Vitória da Conquista – Bahia, realizou no domingo (22) o ENCONTRO DE JOVENS MFC 2011 com o tema “Jovens no Caminho da Paz” com a participação de 100 (cem) jovens da cidade de Vitória da Conquista e 5 (cinco) jovens da cidade de Porto Seguro. A coordenação estadual da Bahia prestigiou o evento.

Parte do Encontro foi construído pelos próprios jovens, pertencentes aos 4 Grupos de Jovens existentes na cidade: FANUEL, JUPEF, FILHOS DA LUZ E DIVINA LUZ. Além de coordenar a discussão dos trabalhos em grupos, também ficaram responsáveis pela animação com 3 bandas, apresentação da peça teatral e arrecadação de parte do recursos financeiros.

Coube a Coordenação de Cidade com aproximadamente 50 (cinquenta) mefecistas organizarem a estrutura para a realização do evento.

O REGISTRO EM FOTOS

11º ENCONTRO DOS AMIGOS DE ALAGOAS E GUARABIRA SERÁ EM MACEIÓ

Anualmente acontece o ENCONTRO DOS AMIGOS DE ALAGOAS E GUARABIRA (PB) e esse ano o 11º ENCONTRO se realizará em Maceió, no período de 23 a 24 de julho.

O evento já se consolidou no calendário turístico de ambos os estados e a cada ano ganha mais adeptos, se tornando uma festa cada vez melhor.

Além da confraternização, o Encontro serve para homenagear pessoas que direta ou indiretamente participam do crescimento econômico, social, cultural, político, esportivo, judiciário, etc., receberão a comenda “GENTE QUE FAZ A NOSSA ALAGOAS 2011”.

A coordenação-geral do ENCONTRO DOS AMIGOS DE ALAGOAS E GUARABIRA (PB) é do casal mefecista Vamberto e Marly e numa reunião realizada no último dia 10, definiu uma comissão composta por Helion (presidente), Delfino (vice-presidente), Alaô (1º secretário) e Jorge (2º secretário) para definirem as regras para a escolha dos homenageados com a comenda “GENTE QUE FAZ A NOSSA ALAGOAS 2011”.

A comissão definiu que 20 casais participantes dos últimos encontros, definidos por sorteio, participarão da escolha dos homenageados, indicando cada, 02 (dois) nomes com relevantes serviços prestados ao estado de Alagoas, com um breve relato do histórico do indicado.

A votação dos homenageados com a presença dos casais escolhidos acontecerá na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, a partir das 19 horas, no auditório do Mascate Malhas (Av. Fernandes Lima – vizinho a Casa da Indústria).

Os casais escolhidos para as indicações iniciais são: Alberto Sextafeira e Senhora, Eduardo Canuto e Senhora, Fernando Fon e Senhora, James Magalhães e Senhora, Major Marlon e Senhora, Iran Malta e Senhora, Milton Peixoto e Senhora, Otávio Quadros e Senhora, Luis Hita e Senhora, Gilson Romeiro         e Senhora, Miguel Gondra e Senhora, Claudio Marques e Senhora, Marinho (Grão-Mestre) e Senhora, Rainey Marinho e Senhora, Luis Antonio e Senhora, Nivaldo Macário e Senhora, Péricles Argolo e Senhora, Edson Ferreira e Senhora, Eraldo e Senhora, Roberto Lobo e Senhora, e Reinaldo Lessa.

Escolhidos os nomes dos homenageados, a Comissão, em ocasião propícia, selecionará 20 deles usando critérios definidos, tais como: número de indicações, capacidade de trabalho, competência, etc. Os 20 nomes escolhidos farão parte da cédula de votação que será distribuída com todos os participantes do Encontro, elegendo os 10 (dez) que receberão a comenda. 

A entrega da Comenda acontecerá no dia 23 de julho, a partir das 21 horas, na Casa de Eventos Estratégia, com a participação especial da banda Time Machine.

Os passaportes para a festa já estão à venda com Vamberto no Mascate Malhas e com diversos mefecistas maceioenses ao custo individual de R$ 60,00 (sessenta reais) que dá direito a participar da festa/baile, jantar e bebidas (open bar). A novidade deste ano é o sorteio de uma TV LCD 32’’ para os que adquirirem o passaporte.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MFC CURITIBA PROMOVE FEIJOADA EM PRÓL DO ENCONTRO DE CORAÇÕES

Aconteceu no sábado (21), no Santuário Nossa Senhora de Salete, a tradicional FEIJOADA DO MFC CURITIBA, com a participação de muitos mefecistas, repetindo o sucesso de anos anteriores.

A coordenação do evento agradece a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso da Feijoada. Todo lucro obtido será revertido para o ENCONTRO DE CORAÇÕES.

Veja o vídeo com os melhores momentos da Feijoada:
 

SEXTA-FEIRA, 13

-
SEXTA-FEIRA, 13
O brasileiro é um povo engraçado: muito alegre, brincalhão, festeiro até demais, porém altamente supersticioso. Vive de crendices, horóscopos, cartomantes e tudo que lhe dá esperança de dias melhores.

Entre tantas coisas que lhe perturba a cabeça existe a ideia de que datas, fatos, atitudes, não podem existir em sua vida porque dão azar. Podem botá-lo para trás. Uma delas é o número 13. Tem gente que corre mesmo do número 13 e quando coincide com uma sexta-feira nem se fala. E de agosto, aí é que a coisa fica feia; o sujeito nem sequer sai de casa naquele dia. Ele fica com medo de ser atropelado, de não fazer bons negócios, enfim, de sair tudo errado. A última sexta-feira foi 13.

Eu me lembro, entretanto, que houve uma época em que o número 13 dava sorte. Lembro-me do vendedor da Loteria Federal gritando na Rua do Comércio; “olhe o 13, quem quer o 13, faça a sua fortuna hoje comprando o 13”.

No setor das crendices os portadores de presságios são também em número vultoso. A Bahia, terra do vatapá, do caruru e do dendê, está cheia delas, a começar pela figa que veio da Guiné e hoje é brasileira mesmo. Tem de todas as formas e em todas as apresentações: osso, madeira, metal, e em todos os tamanhos. Função dela: espantar maus-olhados. Poucas crianças no Brasil não usaram uma figuinha de ouro no braço ou no pescoço, como enfeite, mas também como zelo das mães com medo dos olhares invejosos.

E por aí continua. Passar por baixo de escada é outra crendice arraigada na cabeça de muita gente. Morre cedo quem faz isso, pensa ele. O sujeito contorna a rua, quase é atropelado, mas segue tranquilo porque embaixo da escada não passou.

Gato preto, tem gente que corre léguas quando vê um se aproximando. Se ele aparece de repente na porta de uma casa, na porta de um Igreja quando os noivos vão entrando ou na portaria de um hospital quando o indivíduo vai se internar, lá surge o medo de que as coisas não deem certo. 

Uivo de cachorro de madrugada ou canto de certos pássaros durante a noite prenunciam morte de alguém na família, segundo a turma supersticiosa. Medo da morte é outra coisa que atemoriza muita gente, mesmo sabendo que um dia vai acontecer com ele. Tem gente que não entra em cemitério, não gosta de ver defunto no caixão, tem medo de escuro pensando que dali saia uma alma do outro mundo.

Terão essas crendices algum fundamento? É claro que não. Nossa vida está nas mãos de Deus e só ele sabe do nosso futuro realmente. Santo Agostinho dizia: “Se tivéssemos a certeza das coisas, não precisaríamos ter fé”. Já Shakspeare comentava: “Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que sonha a nossas vã filosofia”.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA - EDUARDO DE SUELY

MFC BARBACENA-MG PARTICIPA DAS HOMENAGENS A SANTA RITA DE CÁSSIA

Santa Rita de Cássia
O Movimento Familiar Cristão de Barbacena – Minas Gerais participou das comemorações em homenagem a Santa Rita de Cássia na comunidade Patrimônio da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no período de 13 a 22 de maio.

Diariamente, no período noturno, novena preparatória, celebração eucarística com procissão dos paraninfos, coroação e novena movimentava membros do MFC e da comunidade católica.

A cada dia um tema e liturgia diferente era apresentado aos fieis com animação e convidados compostos por membros das diversas equipes litúrgicas e movimentos ligados a paróquia.

No domingo (15), o Movimento Familiar Cristão participou da celebração com o tema “Igreja de Comunhão Fraterna”.

O encerramento aconteceu no domingo (22) com missa, procissão de Santa Rita de Cássia, coroação de Nossa Senhora, bênção das rosas e dos pães.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

MFC SANTO ANTÔNIO DA PLATINA (PR): NOITE DE ORAÇÃO, PROGRAMA DE RÁDIO, ENCONTRO DE NOIVOS E VISITA NO ASILO

Noite de Oração

.
No final de semana o MFC DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA (PR) esteve se doando ao próximo com muito amor, na sexta-feira (20/05) aconteceu uma linda Noite de Oração, organizada pelas equipes base São José e Aliança Renovada. Com o tema: MARIA, MÃE DE TODOS OS HOMENS! "A vida de Jesus aos olhos de sua mãe!" foi proporcionado aos casais e filhos momentos de reflexão, oração e emoção. Além de mefecistas, participaram da noite, pessoas convidadas e inclusive da comunidade da Capela São Paulo Apóstolo. A Equipe do MFC Infantil também se fez presente oferecendo atividade paralela e também integrando os filhos preparando-os para o momento da apresentação deles. No sábado, (21/05) teve início o Encontro de Noivos que durou até o domingo de manhã, vinte e dois casais de jovens noivos puderam nestes dois dias, refletirem sobre o Sacramento do Matrimônio através de palestras, dinâmicas, vídeos, trabalhos em grupo os temas: Pessoa Humana, Amor e Diálogo; O Sacramento do Matrimônio; O Matrimônio do Plano de Deus e a Vivência Matrimonial, A Sexualidade na Vida do Casal e o Milagre da Vida; A Paternidade Responsável e a Família Cristã no Mundo de Hoje.

Encontro de Noivos
No sábado ainda, a equipe base Unidos na Santa Ceia foi responsável por mais um Programa de Rádio a cargo do MFC. Todo o sábado, através da Rádio Difusora Platinense AM, às 19 horas tem o programa "Reino de Deus" horário reservado para a Paróquia Santo Antônio de Pádua e nos terceiros sábados, o mesmo é de responsabilidade do Movimento Familiar Cristão. Para ouvir o programa, basta acessar o endereço http://mfcsap.sites.uol.com.br/.

Visita ao Asilo
No domingo (22/05), atendendo a sugestões na pesquisa de planejamento, o MFC realizou visita extra no Asilo São Francisco de Assis. Através das equipes base Família Reunida em Santa Clara, Santa Rita de Cássia e Corações Fraternos foi proporcionado uma tarde de alegria e descontração aos nossos vovozinhos, que em alguns momentos sentem-se tão sozinhos. Nos dias 17 e 18/06 o MFC estará presente no asilo trabalhando na Festa Junina e no dia 24/07 o MFC estará novamente visitando o asilo comemorando o Dia do Idoso. Ainda esta semana, dia 25/05 (quarta-feira), às 20:00 horas, será realizada a 2ª Noite de Reflexão para Mulheres.

Todas estas atividades do MFC são preparadas com muita dedicação e amor para todos os participantes, membros e interessados em cuidar e preservar a Família nos valores cristãos.

PRÊMIO TOPBLOG 2011

Nosso Blog (http://mfcmaceio.blogspot.com) mais uma vez foi indicado e está participando do prêmio TOPBLOG 2011 na categoria “Religião”.

Precisamos muito e contamos com seu voto e apoio! Basta clicar no link http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=22102729 não passa de 1 minuto para votar. Depois é só confirmar o voto no seu e-mail.

O Top Blog é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica
(Júri acadêmico) os blogs brasileiros. Portanto, é essencial o seu voto para que consigamos ficar entre os melhores blogs!
Contamos com seu voto!

MFC MACEIÓ SE REÚNE DIA 31 COM COORDENADORES DE GRUPOS DE BASE

A EQUIPE CIDADE DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ e os COORDENADORES, TESOUREIROS, ORIENTADORES DE GRUPOS DE BASE E ASSESSORIAS, estarão reunidos nesta terça-feira, dia 31, a partir das 19h30min, na Sede do MFC (Rua Araújo Bivar, 580 - Pajuçara), para uma reunião com o objetivo de avaliar o desempenho do MFC e seus Grupos de Base, estabelecer metas e trocar informações referentes às atividades mefecistas no âmbito de Maceió.

A principal ação desenvolvida pelo MFC MACEIÓ é a intermediação, organização das ações e atividades dos Grupos de Base, sendo importante à troca de informações para que possa existir sucesso nas metas planejadas. Se você é Coordenador, Tesoureiro ou Auxiliar de Grupo, não falte a sua presença é fundamental para que o Grupo tenha voz e voto nas decisões do MFC MACEIÓ.

terça-feira, 24 de maio de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA - JOSIVALDO DE IVONE

MFC MACEIÓ PROMOVE “NOITE DE ORAÇÕES”

Nenhuma oração fica sem resposta! Deus sempre se manifesta.
Membros dos diversos Grupos de Base do Movimento Familiar Cristão de Maceió estiveram reunidos na noite de ontem (segunda-feira, 23), na Sede do MFC (Rua Araújo Bivar, 580 – Pajuçara), para uma NOITE DE ORAÇÕES, essencialmente constituída por Salmos, Leituras Bíblicas e a Reza do Terço.

Foi um momento de reflexão, convívio, orações e encontro com Nossa Senhora, pedindo sua interseção junto a Jesus Cristo pela saúde de um filho de um mefecista maceioense que passa por sérios problemas de saúde, e por todas as intenções particulares dos que estiveram presentes.

Nesse momento de preces, a família mefecista maceioense esteve unida na oração e na fé, já que a oração é a principal forma de ajudar, pois o nosso Deus é o Deus do Impossível. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4,13).

CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEARÁ DOM ANTÔNIO MUNIZ E A IGREJA DE MACEIÓ EM SESSÃO SOLENE

Dom Antonio Muniz será homenageado pela Câmara Municipal

Na próxima sexta-feira, dia 27, às 9 horas, no Teatro do Colégio Marista, Dom Antônio Muniz receberá uma homenagem da Câmara Municipal de Maceió.

Na sessão solene, será entregue ao Arcebispo a COMENDA SELMA BANDEIRA e o TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO, pelo reconhecimento aos serviços prestados aos alagoanos nas mais diversas áreas e na defesa dos direitos humanos.

A “Comenda Deputada Selma Bandeira” é outorgada a personalidades, entidades e instituições, nacionais e locais, que tenham se destacado na luta pelo fim da violência e na defesa dos direitos humanos.

Dom Antonio Muniz Fernandes, tem ao longo dos quase 4 anos de pastoreio na Arquidiocese de Maceió  construído e restaurado vários projetos sociais e suas respectivas sedes. O seu empenho e trabalho não acontece somente na cidade de Maceió, mas também em outras cidades do interior alagoano. O arcebispo de Maceió transformou a Arquidiocese de Maceió em uma Igreja missionária e samaritana a serviço da vida.

Na sessão solene, também serão homenageados com o TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO, o Monsenhor José Augusto (Vigário Geral da Arquidiocese de Maceió), Cônego João Neto (Vigário da Paróquia de Santa Catarina Labouré - Aldebaran) e Irmã Sandra (Madre Superiora do Colégio Santa Madalena Sofia).

O Movimento Familiar Cristão em Alagoas convida a família mefecista a participar da sessão solene em homenagem a Dom Antônio Muniz e a Igreja de Maceió. O evento será aberto para toda a população.

PENTECOSTES
No domingo, 12 de junho, a ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ celebra mais um dia de PENTECOSTES. Este ano, o evento acontecerá no Ginásio do SESI no Trapiche das 8h às 18h. O tema de reflexão para 2011 será: LITURGIA - BERÇO DE EXPERIÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS.

A entrada será franca e os mefecistas já podem adquirir as camisas ao custo de R$ 12,00 (doze reais) com Luciana Fon, na Loja Bontempo (Tel. 3235-6000).