quinta-feira, 4 de setembro de 2014

FORMATURAS

James Magalhães de Medeiros
James Magalhães de Medeiros
Grupo Mãos Dadas/MFC Maceió

F
indou o mês de agosto com as tristezas habituais e as alegrias vivenciadas. Vamos esquecer os fatos negativos acontecidos e vamos nos reconstruir com os fatos positivos. Já estamos em setembro e um novo tempo nos é oferecido. Vamos aproveitar para viver uma vida nova e transparente, pensando no bem e no melhor. A primavera nos espera.

Ainda no mês findo, tive a oportunidade de viver e participar de dois eventos maravilhosos: as formaturas dos Cursos de Psicologia e de Direito do Centro Universitário CESMAC – 2014, com a sobrinha e afilhada – Djane Pinho de Oliveira, e com as queridas primas – Morgana Maria de Almeida Tavares e Andréa Rocha Tavares, respectivamente. Imagino como estão a viver, depois que o sonho se efetivou, após tanta alegria e vibração. Agora é trabalhar a satisfação no pleno exercício profissional, pondo em cheque a plenitude da vocação. Agora é ter fé e esperança, confiar no conhecimento adquirido, ampliá-lo cada vez mais, e não parar de lutar.

São duas belas e importantes formaturas para a convivência das pessoas e da sociedade. A primeira,  a ciência que estuda os processos mentais, sentimentos, pensamentos, razão, inconsciente, e o comportamento humano e animal, é também chamada como ciência da alma. Portanto, o profissional da psicologia atua no interior das pessoas, da alma humana, do desconhecido, promovendo e/ou recuperando a saúde, com qualidade de vida. Enquanto que a segunda, atua diretamente nas relações humanas, racionalizando a vida em sociedade, compatibilizando-a com as diferenças individuais e coletivas, daí ser o direito a arte do bom e do justo. O direito, pois, apresenta-se como indispensável para uma convivência ordenada, uma vez que nenhuma sociedade poderá subsistir sem um mínimo de ordem, de direção, de regramentos e de solidariedade.

O exercício profissional do Psicólogo e do Advogado requer disponibilidade, qualidade técnica e rigor ético, sob pena de sucumbirem no enfrentamento com a realidade fática, o que, aliás, é comum em toda e qualquer profissão. É preciso ter vocação para a prática profissional, daí a necessidade de se viver o amor superior, o sublime amor, “que faz da vida uma obra de arte e que a santifica; a única coisa que o amor não pode fazer é forçar-nos a amar, embora ele sempre esteja pronto para realizar em nós o plano do Universo. O amor sublime, ágape, é o que faz girar a Terra, o coração humano e as estrelas, ...” na sábias palavras do médico – Dr. Raul Marino Jr., em seu livro Ensaio sobre o amor.

Nunca esqueçam que vocês são Psicólogos e Advogados juramentados, responsáveis pela promoção da saúde e da qualidade de vida do cidadão e da sociedade, além de defensores da liberdade e da justiça, no caminho da paz e do bem comum de todos, cada qual no exercício de seu mister.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.