sexta-feira, 13 de março de 2015

Retalhos de um caminho...

Valverde Barros
Valverde Barros
Grupo Vida/MFC Maceió

U
ltimamente tenho tido tempo bastante para refletir. Muitas vezes recebemos umas pauladas na cabeça para acordar da utopia que criamos para enganar a nós mesmos e puder continuar vivendo.

Mas, sem utopias não se consegue viver. Gandhi conseguiu libertar a Índia do domínio estrangeiro sem violência e mostrando ao seu povo que a disciplina, a coragem, o testemunho e o amor a sua pátria, eram a maior arma contra os opressores. Defendeu a liberdade de expressão, e iniciou uma guerra diferente: mostrou que ninguém consegue dobrar um povo unido em defender a sua terra, terra dos seus pais, dos seus filhos, de suas mulheres, dos seus netos. Sem violência deu a liberdade ao seu povo e ficou na história.

Nelson Mandela conseguiu, com sua coragem e resistência, mostrar ao mundo que além de sonhar o homem tem que testemunhar, lutar pelo que acredita, sem radicalismo, mas com coragem e amor a sua pátria, para que os filhos e netos, possam olhar para trás e sentirem orgulho de seus pais.

Martin Luther King mostrou ao povo americano que a cor, a raça, o credo não tem nada a ver com a integridade e o valor do seu povo. As suas ideias, a sua liderança, o seu testemunho a sua vida, foram a alavanca para que o negro americano tivesse voz e vez, chegando a eleger um presidente.

E nós, brasileiros, a quem poderemos seguir? Cadê nossos líderes? De quem será a culpa deste atoleiro moral? Será que a nossa omissão, nosso jeitinho de brasileiro, nossa preguiça para ler, para estudar, para trabalhar, sempre procurando tirar vantagem em tudo, viver mamando nas tetas do governo, em todos os níveis, não será o resultado que estamos vivenciando?

E agora, falam em destituir uma presidente (que não votei nela), porém foi eleita pelo voto democrático em uma disputa acirrada, com votos comprado ou não - sabemos que a compra de votos foi dos dois lados - nosso povo sem uma educação de qualidade, com milhões de dependentes de uma bolsa família, outros milhões de intelectuais e vagabundos, mamando nas tetas do governo com cargos de confiança e usufruindo das mordomias tão bem conhecida e o outro lado, a oposição tão podre quando os que estão no poder, querendo nos fazer voltar ao tempo da anarquia que gera os governos totalitários com a capa de democracia, como a Bolívia, a Venezuela, a Argentina e outros, com a tutela do comunismo cubano.

Hoje, pelo menos os ladrões do erário público são denunciados e presos e depois ficam em prisão domiciliar para gozar de nossas caras. É a polícia prendendo os ladrões e os nossos honestos juízes soltando os pobrezinhos injustiçados e nós pagando os impostos para mantê-los no poder. Pobres ladrões de galinha, vocês é que são o terror do nosso povo. São presos, apanham, muitos são exterminados sem direito a justiça.

Mas o que fazer? Vamos começar a denunciar, protestar nas ruas, não participar dos trens da alegria no serviço público, não comprar contrabando nem drogas, não aceitar nem dar propinas, entrar nos partidos políticos para protestar, denunciar, lutar por uma reforma política, reforma fiscal, reforma moral, levar aos cargos políticos pessoas com um passado limpo, preparados para legislar e comandar, fiscalizar as ações da justiça, das câmaras legislativas, do senado, do executivo, formando grupos de debate, nas rádios comunitárias, nas TVs fechadas, nos noticiários, no trabalho ser um exemplo de profissional não se vendendo em troca de vantagens, ensinando e dando bons exemplos para nossos filhos e netos, e, talvez, em médio prazo, possamos ter aprendido a votar e não vender os nossos votos.

As redes sociais são a nossa grande arma para denunciar, protestar, fazer ver a esses marginais que estão no poder, que está conseguindo enganar o nosso povo simples, humilde, analfabeto, ou intelectuais e corruptos, por pouco tempo.

Estamos começando a despertar e fiquem certos de que ninguém segura um povo massacrado como o nosso em um país que é um continente.

Vamos lutar para transformar esta falsa democracia por uma nova democracia onde o povo é representado por homens de caráter, honestos, com passado limpo, verdadeiros líderes como os que citamos no início deste artigo.

Vamos em frente amigos, vamos começar a mudar o Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.