sábado, 14 de outubro de 2023

REFLEXÃO LITÚRGICA DO 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 15/10/2023

Folheto Litúrgico Celebrando a Vida, Diocese de São Mateus, ES.

T

odos são convidados para o banquete do Noivo; quem ousa recusar? Muitas vezes na Sagrada Escritura, o Reino dos Céus é comparado a um banquete! Para os orientais, o banquete, a festa ao redor da mesa, é sinal de bênção, pois é lugar da convivência que dá gosto de existir, da fartura que garante a vida e do vinho que alegra o coração. É por isso que Jesus hoje nos diz que "o Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho". Deus, desde a criação do homem, pouco a pouco, foi preparando a festa de casamento do seu Filho, Jesus Cristo, com a humanidade.

Já no Antigo Testamento, Deus falava a Israel sobre o destino da vida, luz e paz que ele preparava para toda a humanidade: "O Senhor dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos.

O Senhor Deus dominará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces…" O pensamento e o desejo de Deus para o povo são de paz; de vida, de liberdade, de felicidade! Se o Senhor havia escolhido Israel como seu povo, era para que fosse ministro dessa salvação. O monte Sião seria o lugar de onde brotariam a salvação e a bênção de Deus para toda a humanidade. Infelizmente, Israel não compreendeu sua missão.

No Evangelho de hoje, Jesus mostra o que aconteceu ao povo de Israel, especialmente por parte de suas lideranças religiosas, a partir de imagens: o rei é o Pai; o casamento do Filho (Jesus) é a Aliança nova que Deus quer selar com toda a humanidade; os empregados são os profetas e os apóstolos. Deus preparou tudo e por seu Filho fez o convite: "Vinde

para a Festa!", mas o povo (Israel) não aceitou! A festa era para acolher o Messias, o Filho amado! Aquele que traz a vida para toda a humanidade!

O que fazer diante da recusa dos convidados? O rei ordena aos servos: "'Ide até às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes!' E a sala ficou cheia de convidados".

Somos nós, os que antes éramos pagãos e não conhecíamos o Deus de Israel. Pela voz dos Apóstolos e dos pregadores do Evangelho, o Senhor nos reuniu de todos os povos da terra, das encruzilhadas dos caminhos da vida, e nos fez o seu povo, o novo povo, a Igreja! Assim, a sala do banquete, a sala da aliança eterna, ficou repleta, porque o desejo de Deus é que todos se salvem! Ainda hoje muitas pessoas recusam o convite de vir participar do Banquete da Eucaristia e do Reino por causa das novelas, jogos, bares, internet, lazeres e até por causa de pessoas!

A Igreja, da qual fazemos parte como membros e filhos, é fruto de um desígnio do amor do Pai eterno que, na plenitude dos tempos, nos chamou e reuniu em Cristo Jesus! Nunca deveríamos esquecer que este Banquete eucarístico do qual participamos agora é o Banquete que o rei, o Pai eterno, nos preparou: banquete da aliança do seu Filho, o Esposo, com a Igreja, sua Esposa! Somos os convidados para o banquete das núpcias da aliança do Cristo com a sua amada Esposa e o alimento, o Cordeiro, é o próprio Jesus dado e recebido em comunhão!

Devemos estar de qualquer jeito? No Batismo recebemos uma veste pura e santa. Cabe a cada um zelar para que a nódoa do pecado não manche nossa veste. Devemos ter e vestir sempre a veste da justiça do Reino de Deus. O Senhor pergunta: "Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?" Diz que "O homem nada respondeu!". No nosso caso: o compromisso com a justiça do Reino é a única resposta coerente que podemos dar ao chamado gratuito de Deus no banquete de casamento com a humanidade. Só assim seremos, além de convidados a fazer parte de Reino, escolhidos para participar, com dignidade, da festa do Cordeiro.

O anúncio do Reino e a conversão devem acontecer em todos os momentos; tanto na miséria como na abundância. Pela vida digna e justa somos fortalecidos no Senhor e chamados por Ele, em todos os momentos da vida, para testemunhar o Reino de justiça, amor e paz. É verdade que muitas forças nos convidam a manchar a veste festiva do nosso Batismo, mas aquele que confia no Senhor pode dizer: "Tudo posso naquele que me dá força" e seguir como verdadeiro discípulo missionário.

Que o Senhor nos dê a graça de fazermos parte de seu Reino. Que Ele nos conceda força e coragem para não desanimarmos no trabalho missionário e resistir às tentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.