segunda-feira, 9 de outubro de 2023

MISSÃO – IDENTIDADE DA IGREJA!

Padre Ademir Bernardelli

A

 missão é parte constitutiva da identidade da Igreja, chamada pelo Senhor a evangelizar todos os povos. Sua razão de ser e agir como fermento e como alma da sociedade, que deve renovar-se em Cristo e transformar-se em família de Deus. Por isso, a missão que se realiza deve, antes de tudo, animar a vocação missionária dos cristãos, fortalecer as raízes de sua fé e despertar sua responsabilidade para que todas as comunidades cristãs se ponham em estado de missão permanente. Trata-se de despertar, nos cristãos, a alegria e a fecundidade de serem discípulos de Jesus Cristo, celebrando com verdadeiro a alegria de “estar-com-Ele” e o “amar-com-Ele” para serem enviados para a missão.

A missão nos leva a viver o encontro com Jesus num dinamismo de conversão pessoal, pastoral e eclesial, capaz de impulsionar os batizados à santidade e ao apostolado, e de atrair os que abandonaram a Igreja, os que estão distantes do influxo do Evangelho e os que ainda não experimentaram o dom da fé.

O espírito missionário é um despojar se de si para doar-se por completo, sem ver as suas necessidades, mas a do outro, é ir onde ninguém que é abraçar o compromisso com evangelho e viver intensamente, e fazer com a palavra de Deus chegue aos corações, e que seja meramente um enfeite para a vida onde se fala de boca pra fora, mas que fale na boca o que trás no coração, ser missionário tem que ser verdadeiro e autentico , fala explicitamente da palavra de Deus sem medo ou reservas para que todos possam compreender o que é a lógica do Reino.

O trabalho missionário é muito mais que uma visita a um lar , deve ser algo que incentive a viver a vida da fé e volte a assumir a comunidade como parte integrante da família cristã, e neste trabalho descobrir novas lideranças e pessoas que assumam o compromisso cristão em comunidade, onde o lema deve ser: Viver e crescer em Comunidade”, onde a vida cristã acontece e onde as pessoas se apõem umas nas outras para caminharem juntas. E o entusiasmo missionário deve estar no DNA de cada cristão pois isso recebemos na pia batismal no dia do batismo.

Para que um trabalho missionário acontece na sua eficácia não pode ser feito a toque de caixa, é preciso antes fazer uma visita na comunidade, reunir alguns membros, conversar sobre o assunto e tomar as decisões de como devemos fazer uma missão em comunidade. Depois reunir os grupos de ruas e encontrar coordenadores de cada grupo, para que antecipadamente se faça uma reunião explicando como de ser realizada a missão. Isso se chama pré-missão, depois vem a segunda etapa, onde os grupos vão se reunir nas casas e refletir a palavra fazendo suas orações, sempre com um livrete apropriado e formativo já levando cada membro ir percebendo o como será a missão , terminada esta etapa acontece a missão propriamente dita, o Tempo da Missão, este será o tempo forte onde os missionários irão fazer as grande celebrações e pregações  levando o povo a uma tomada de consciência de seu Papel na Igreja, povo de Deus que caminha na fé. Terminada o tempo de missão vem a tomada de consciência  da comunidade do que precisa fazer e agir para que os frutos da missão venham acontecer com eficácia na comunidade, aí que surgem as lideranças,  pessoas que buscam viver e cresce nesta comunidade dando sua contribuição e fazendo o reino acontecer. “Podemos chamar esta etapa de: O povo de Deus persevera”, daí o pároco será o grande missionário incentivador que vai ajudar a comunidade perseverar. E neste trabalho missionário tem o grande objetivo de criar comunhão, fazendo com os membros da comunidade e todas as famílias são convidadas a viver este com intensidade o espírito missionário que está sendo fermento na massa.

Tudo isso foi de experiência vivida através de anos como missionário redentorista, que me ajudou e continua me ajudando no dinamizar a comunidade paroquial, pois este entusiasmo missionário trago em minha vida pois foi na escola da missão que vive grande parte de minha caminhada vocacional, sempre tudo isso para ajudar a Igreja nesta caminhada missionária.

Que o ardor missionário incentive a todos nós na missão da Igreja para que sejamos sempre portadores da Boa Nova do Evangelho e que Maria a grande missionária do Pai nos dê a graça da perseverança em nossa caminhada como povo de Deus em missão.


*Padre Ademir Bernardelli é Pároco na Paróquia Santa Maria (Jaguariúna) e Assessor Eclesiástico das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização na Diocese de Amparo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.