sábado, 5 de outubro de 2024

REFLEXÃO LITÚRGICA PARA O 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 06/10/2024

 

Padre Cesar Augusto, SJ - Vatican News

O

 fato de Deus conceder ao homem a faculdade de dar nome aos animais, significa atribuir-lhe uma senhoria sobre os demais seres criados. Contudo nenhum deles completava Adão, que continuava só, sem ter alguém com quem dialogar, alguém que fosse companheiro.

Deus então vai completar sua criação criando a companheira do homem, Eva. Deus o faz tirando da costela de Adão, de seu lado, exatamente porque é companheira. A criação está terminada. Agora tudo irá depender do ser humano.

O relato finda com a seguinte orientação: “Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne.” Na visão do autor do Livro do Gênesis, a união do homem e da mulher é mais forte que a própria geração.

Deixar aqueles que geraram, que deram a vida para se unir a uma outra pessoa, e ser com ela uma só carne, o ser humano completo, eis a orientação do autor do Gênesis. Com o passar do tempo os legisladores judeus foram relaxando esta visão de complementação e possibilitando a cada um, homem e mulher, a troca de parceiros de caminhada.

Jesus, ao ser interrogado sobre isso, corrige tal costume dizendo que esse não era o projeto de Deus e retoma a questão da indissolubilidade da união conjugal, mais forte que os laços que unem pais e filhos. Homem e mulher, unidos em matrimônio formam uma unidade corpórea indissolúvel.

Ao final Jesus elogia as crianças e diz que o Reino dos céus é das pessoas que são como elas, ou seja, pessoas simples de coração, abertas à Palavra de Deus, obedientes por amor.

Para se entender por que o matrimonio é indissolúvel é necessário ter o coração, o acolhimento de uma criança e deixar-se moldar pelo coração de Deus.

No dia de hoje, especialmente, rezemos pelos casais que passam por dificuldades e por aqueles que se preparam para o matrimônio, para que o tempo de noivado cumpra seu papel, sendo propício à elaboração de um projeto de vida.


Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado com nossas publicações, coloque https://jorgemacielnews.blogspot.com em seus favoritos e nos visite. Diariamente temos novas publicações.

Mensagem do dia... 05/10/2024

 

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

ENCANTAR A POLÍTICA: “UMA MISSÃO URGENTE E NECESSÁRIA”


 Dom Giovane Pereira de Melo - Bispo de Araguaína (TO)

O

 Projeto Encantar a Política em 2024 completa cinco anos, visto que se trata de um projeto permanente! Tem suas raízes nas Eleições Municipais de 2020, com iniciativa do CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil, CBJP – Comissão Brasileira Justiça e Paz, CEFEP – Centro Nacional Fé e Política Dom Helder Câmara, e NESP – Núcleo de Estudos Sociopolítica da PUC Minas e sua inspiração se baseia na Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco (2020). Essa mobilização do Encantar a Política é herdeira da articulação do laicato do Brasil no Pacto pela Vida e pelo Brasil, durante o ano de 2020 e 2021, em defesa da democracia. Por isso, a centralidade da defesa da Democracia no Projeto.  

Nas Eleições Municipais de 2020, a publicação de um Caderno de Formação Política com cinco encontros, em 45 dias teve mais de 600 mil downloads. A partir da avaliação positiva desta experiência, já em 2021, novos parceiros se somaram e contamos com o apoio da CNBB como um todo, e presença orgânica das Comissões Episcopais para o Laicato e para Ação Sociotransformadora. A partir de 2021, mais outras dezoito organizações se juntaram e houve apoio da cooperação nacional (Adveniat e Misereor) o que possibilitou a publicação de 60 mil exemplares do Caderno de Formação Política visando a formação da consciência crítica do eleitorado e a superação da intolerância e da criminalização da política, além da realização de um Seminário nacional, em Brasília – DF, em maio de 2022.  

Avaliou-se que o grande alcance do Projeto Encantar a política foi a de associar ao Caderno Encantar a Política, uma estratégia de formação de lideranças e fortalecimento do trabalho de base em grupos e comunidades presenciais e utilizando as Redes Sociais. Destarte, o Projeto Encantar a Política tem caráter permanente e tem três eixos de ação: (1) contribuir para formação da consciência crítica do eleitorado brasileiro na retomada do trabalho de base para fortalecer a democracia; (2) capacitação em planejamento de Campanha Eleitoral de Candidaturas populares; (3) apoio a candidaturas populares que tiverem programa e forma participativa de atuar na democracia representativa.   

Em 2023, a Revista Casa Comum foi assumida pela Comissão Ampliada do Projeto Encantar a Política, como seu instrumento de formação permanente, que então contava com vinte e dois parceiros e, destarte, ampliou para 301. 

Durante as reuniões quinzenais para planejar o Projeto Encantar a Política 2024, e fruto da experiência que a CBJP, a CEPAST e o CEFEP já tinham da Educação Popular à Distância par formação de conselheiros/as de Políticas Públicas e da Especialização em Dimensão Social da Fé, nasceu o novo: o Mutirão pela Democracia. 

Essa foi a novidade de 2024: a realização do Mutirão pela Democracia! Ele foi fruto dessa aliança entre o Projeto Encantar a Política e a Revista Casa Comum (editada pelo SEFRAS – Serviço Franciscano de Ação Social; impressa e distribuída pela Editora Paulus). A edição nº 8 da Revista Casa Comum, acolheu os conteúdos propostos pelo Projeto Encantar a Política e se tornou o “Caderno de Formação Política’, tendo sido distribuídos setenta mil exemplares em todo o país. Muita ousadia foi necessária para conceber pedagogicamente a proposta e ampliar a meta de multiplicadores/as para mil pessoas. E essa meta que foi conquistada: mais de mil lideranças se inscreveram. 

Outro fator decisivo foi fazer o lançamento das inscrições durante o 12° Encontro Nacional Fé e Política, em Belo Horizonte MG, de 5 a 7 de abril de 2024, que contou com mais de dois mil participantes e possibilitou que em dez dias tivéssemos a inscrição de mais de quinhentas pessoas, viabilizando o início das cinco primeiras turmas no dia 22 de abril. 

Assim desenhou-se o objetivo do Mutirão pela Democracia: formação de multiplicadores/as em sete Rodas de Conversa semanais, com indicação de material de apoio e avaliação, para que cada um/a animasse doze lideranças nos territórios para que estas coordenem três encontros de pequenos grupos de doze pessoas na base, utilizando a Revista Casa Comum como itinerário pedagógico, para alcançar a meta de cento e quarenta e quatro mil pessoas.  

As sete Rodas de Conversa seguiram a mesma lógica da trilha de saberes da Revista Casa Comum: (1) apresentação do Projeto Encantar a Política e da Revista Casa Comum; aprofundando a relação fé e política, a encíclica Fratelli Tutti e a história das Campanhas da Fraternidade. (2) Democracia em cheque. (3) Panorama das Eleições Municipais de 2024. (4) Religião e Política. (5) Experiências de Participação e Educação Política. (6) Trilha de saberes. (7) Plano de Multiplicação. 

A primeira fase foi concluída em 7 de junho; e a segunda fase, com mais quinhentas pessoas teve início em 10 de junho e encerrou-se em 26 de julho. E agora estão em execução os Planos de Multiplicação que cada participante elaborou de modo a fermentar a realidade e fortalecer a consciência crítica nas Eleições Municipais de 2024.  

Muitas Dioceses e Regionais estão lançando as Orientações e Diretrizes de Ação para esse período eleitoral, por meio de Cartas Pastorais e vídeos, que são repercutidas no portal www.encantarapolitica.org.br, onde também podem ser encontrados vídeos, podcasts, artigos e notícias para animar encontros com candidaturas às Câmaras de Vereadores e Prefeituras.

É motivo de grande esperança perceber o empenho e protagonismo do Laicato, dos Organismos e Pastorais Sociais, neste campo de especial missão dos cristãos leigos e leigas para que realmente aconteça a “política melhor” (Fratelli Tutti) e se fortaleça a democracia para que as políticas públicas possam atender as necessidades das pessoas e famílias empobrecidas e também se cuide da Natureza para que se preserve a integridade da Criação. Coragem, caminhemos juntos!

Mensagem do dia... 02/10/2024