domingo, 26 de dezembro de 2010

EQUIPE LITÚRGICA

Muitas vezes procuramos Grupos de Oração, Movimentos e Pastorais da Igreja para que pessoas orem por nossas necessidades e nos esquecemos que na Santa Missa podemos encontrar tudo aquilo que necessitamos.

Numa Missa bem participada podemos encontrar a cura para todas as nossas ansiedades. O Grupo de Oração, Movimentos e Pastorais ajuda, é bom, mas não substitui a participação na Missa.

Para que aja uma verdadeira unção e que Deus realize maravilhas no meio do povo, a Missa precisar ser bem preparada por uma Equipe Litúrgica.

Não adianta o sacerdote estar “repleto do Espírito Santo” se a sua volta à Equipe Litúrgica não esteja presente na Missa para colaborar na celebração, para que a graça de Deus aconteça.

O termo Liturgia significa expressão de fé. Fé como dom do Espírito Santo. É uma ação que se faz com o povo. E toda ação supõe uma reação, que no caso da Equipe Litúrgica é o Serviço.

E sendo Liturgia o assunto central deste artigo, em primeiro lugar creia que o Espírito Santo quer que você esteja a seu serviço na sua Igreja.

É Ele que lhe dá o dom de rezar, o dom de cantar, de compor, de tocar algum instrumento, o dom de fazer uma boa leitura, de fazer reflexões sobre um tema da Bíblia ou sobre outros temas, o dom de arrumar o altar, o dom de receber os irmãos à porta da Igreja, de receber bem os idosos, as crianças, de ser delicado com as pessoas consideradas “inconvenientes”, paciente para com os bêbados e outros que, às vezes, “atrapalham” as celebrações, o dom para arrumar os folhetos da missa e dos cantos, etc, etc.

A Equipe Litúrgica é composta por um grupo responsável que assume os cuidados da preparação e da execução da Missa. Nela é escolhido um coordenador para que seja o elo entre o sacerdote e a equipe. Nesta equipe de Liturgia participam todos que ajudam na execução dos comentários, leituras, preces, ritos, etc.

Uma Equipe Litúrgica existe para um grande trabalho, uma grande realização: Animar as celebrações. Para animar, a Equipe não pode ser desanimada. Para isto tem que estar coesa, no qual é o segredo de grandes vitórias.

A causa da Equipe Litúrgica é justamente o significado da palavra Liturgias: “SERVIÇO”. A Equipe deve gostar do que faz, deve ser apaixonada pelo que faz, pois o amor é criativo. O amor não deixa nada faltar, anda sem esquecer e nem desanimar. Por isso o amor e serviço caminham juntos.

Na Igreja de Nossa Senhora das Graças, paróquia de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran, o MFC - Movimento Familiar Cristão de Maceió mantém uma Equipe Litúrgica que administra, aos domingos, a Missa das 17h30min, celebrada pelo Cônego João Neto.

A Equipe formada pelos casais Neto e Rita (Grupo Renovação), Ailson e Simone (Grupo Caná da Galileia), Rainey e Anamaria (Grupo Genezaré), João e Patrícia Cassella (Grupo Genezaré) e por mim e Penha (Grupo Caná da Galileia), vêm se revezando nas Missas a serviço do Pai Maior.

É evidente a necessidade de que mais pessoas participem da Equipe Litúrgica, ajudando a fazer o melhor para a Igreja. Se aumentarmos a quantidade de pessoas, o compromisso de trabalhar na Missa será de apenas um domingo por mês ou um a cada dois meses, já que são necessários apenas dois casais para administrar bem a Missa.

Os casais ou pessoas mefecistas que desejarem participar da Equipe Litúrgica do MFC, serão bem vindos. A Equipe e o Senhor estão de braços abertos para recebê-los. Todos os domingos, a partir das 17 horas, vai ter alguém da Equipe do MFC, na Igreja do Aldebaran, aguardando os mefecistas que desejarem participar desse trabalho a Serviço do Pai. A porta está aberta.

Tenhamos em mente as palavras de São Francisco de Assis: “Irmãos, vamos começar, porque até agora pouco ou nada fizemos”. 

Que Deus abençoe e Maria interceda por todos nós.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.