segunda-feira, 10 de novembro de 2014

MFC MACEIÓ PARTICIPOU DE ENCONTRO DA CNBB EM BRASÍLIA-DF



A
 Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato – Setor Leigos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reuniu profissionais cristãos indicados pelas dioceses, prelazias, movimentos, associações laicais, novas comunidades, pastorais e outras expressões laicais, da sexta-feira, 7 de novembro, até o domingo (09), no Instituto São Boaventura, em Brasília, Distrito Federal, para o ENCONTRO DE PROFISSIONAIS CRISTÃOS.

O objetivo do Encontro foi partilhar as diferentes experiências existentes nas Igrejas particulares, propor uma rede entre os profissionais cristãos e suas entidades e, ainda, reforçar a profissão como campo de missão dos cristãos católicos como sujeitos, no horizonte de uma Igreja “em saída”.

Na sexta-feira (07), abertura do Encontro com os Profissionais Cristãos aconteceu às 19 horas com um jantar, seguida de uma exposição de Dom Pedro Conti, bispo de Macapá-AP e membro da Comissão Episcopal para o Laicato. Finalizando o primeiro dia do encontro, aconteceu uma análise da programação e a definição das equipes de trabalho.

No sábado (08), os trabalhos foram reiniciados com a exposição de Pedro Gontijo, Secretário Executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP e Professor da Universidade de Brasília – UnB. O tema exposto foi “O profissional cristão e sua missão no mundo atual: esperanças e desafios”. Após a exposição do professor Pedro Gontijo aconteceu um debate com os participantes do encontro.

Ainda na manhã do sábado, aconteceu o painel: “viver nossa fé no mundo (realidade) profissional”, com o relato de quatro experiências: ECONOMIA DE COMUNHÃO – com João Lucas Carneiro e Zilma Maria de Queiroz; COMISSÃO DE JUSTIÇA E PAZ – com Melillo Dinis do Nascimento; SETOR UNIVERSIDADES – com Elton Braga Alves e Ticiane Melo; e EQUIPES DOCENTES – com Izabel Gonçalves Arpa Gimeno. Aconteceu também uma roda de conversas, oportunidade que todos os participantes tiveram para partilhar suas experiências nas atividades profissionais autônomas e em grupos.

No domingo (09), as atividades tiveram inicio com a celebração da Santa Missa na Capela do Instituto São Boaventura, presidida por Dom Pedro Conti. No auditório, os participantes discutiram o texto 107 da CNBB: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade (capítulo 3), aprovado pela Assembleia dos Bispos, em maio deste ano. O tema “Perspectivas para nossa atuação na sociedade” foi apresentado por Geraldo Aguiar, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.

Entrelaçando experiências profissionais, os participantes definiram pelo mapeamento das experiências de cada grupo; formação de uma rede de contatos; a redação de uma carta/relatório do Encontro destinada aos Bispos e aos Conselhos de Leigos; realização de cursos de formação; e a realização do próximo Encontro de Profissionais Cristãos, já em 2015, para dar continuidade ao trabalho iniciado. O encerramento do Encontro aconteceu com a Celebração do Envio e logo após foi servido um delicioso almoço.

O MFC - Movimento Familiar Cristão de Maceió esteve representado no ENCONTRO DE PROFISSIONAIS CRISTÃOS pelos mefecistas James Magalhães e Jorge Maciel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.