segunda-feira, 6 de abril de 2015

CNBB promove mais um Mutirão de Comunicação




A
 Comissão Episcopal da Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Província Eclesiástica do Espírito Santo acolherão os comunicadores de Pastorais, Sites, Blogs, Rádios, Televisões, Assessorias de Comunicação e demais organismos de comunicação ligados a Igreja, para o 9º MUTICOM, um encontro e intercâmbio entre os profissionais de comunicação, comprometidos com a ética e empenhados na transformação social.

O 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) será realizado no Centro de Convenções de Vitória-ES e as inscrições já estão abertas. O evento será realizado entre os dias 15 e 19 de julho de 2015 com o tema: ÉTICA NAS COMUNICAÇÕES.

Para uma sociedade rápida e veloz, urge que a comunicação social paute alternativas que valorizem outros elementos, tais como respeito pelos humanos, valorização do bem, do heroísmo, da solidariedade e da vida.

Pensar a comunicação social a partir de valores e princípios é o que se propõe o 9º Muticom, através de palestras com especialistas, debates, grupos de trabalho, apresentação de modelos de comunicação que estão dando certo e avaliação de publicações, sites e outras mídias produzidas por grupos comprometidos e Igrejas.

A abertura do 9º Muticom será com a palestra sobre ÉTICA NAS COMUNICAÇÕES, com o  Pe. Gildásio Mendes, Salesiano, professor e escritor - Doutor em Comunicação pela Wayne State University, em Michigan, reconhecido pela USP. Foi Pro-Reitor Acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande e Diretor da Faculdade Salesiana e Colégio Santa Teresa, em Corumbá. Assessorou a Comissão de Comunicação da CNBB para o Diretório Nacional de Comunicação. Tem livros e artigos publicados no Brasil e em revistas internacionais na sua área de comunicação, mídias digitais, educação e espiritualidade.

Na quinta-feira (16), a primeira palestra do dia será sobre A COMUNICAÇÃO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO ÉTICA DO INDIVÍDUO, com Elizabeth Barros, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado em saúde pública pela ENSP/Fiocruz (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Saúde Coletiva com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, análise institucional, saúde, saúde do trabalhador e subjetividade.

A segunda palestra da quinta-feira será sobre A ERA DA DESINTERMEDIAÇÃO: O SENSO RELIGIOSO CONTEMPORÂNEO, com Dom Leomar Antônio Brustolin, Teólogo e escritor - Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1993) e Doutorado em Teologia - Ponticia Università San Tommaso de Roma, Itália (2000). Atualmente é professor na Faculdade de Teologia da PUC-RS. Pertence ao clero da Diocese de Caxias do Sul (RS). Tem livros e artigos escritos na área de Antropologia teológica, ética e pastoral.

A sexta-feira (17) terá duas importantes palestras. A primeira será sobre A IGREJA CATÓLICA NA MÍDIA: ANÁLISE DO DISCURSO, com Elson Faxina, Jornalista - Doutor em comunicação pela Unisinos/RS, professor de comunicação da UFPR (Universidade Federal do Paraná), mestre em Televisão, Rádio e Cinema pela ECA/USP, Editor de jornalismo da Rádio e Televisão Educativa do Paraná. Tem experiência em rádio, televisão, assessoria de comunicação e mobilização social.

A segunda palestra será sobre A ESPETACULARIZAÇÃO DA NOTÍCIA, com Marcelo Canellas, Jornalista. Formado em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). Destacou-se em reportagens como a guerra do tráfico nas favelas e participou da cobertura da chacina da Candelária (1993) e nas passeatas pelo impeachment do então presidente Fernando Collor. Foi premiado por diversas reportagens especiais que retrataram o cenário de fome, miséria e desigualdades sociais no país, em defesa dos direitos humanos. Atualmente é repórter especial do Fantástico.

No sábado (18), haverá a apresentação de EXPERIÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA dos vários palestrantes e participantes, visita ao Convento da Penha, Missa de encerramento no Convento da Penha e encerrando com uma apresentação artística cultural. No domingo (19), acontecerá City Tour livre para os participantes do 9º Muticom.

Durante o 9º Muticom acontecerão Grupos de Trabalhos, espaços reservados para apresentação de experiências, estudos de caso e pesquisa de comunicação eclesial e pastoral. O 9º Muticom contará com oito Grupos de Trabalhos, organizados em diferentes temáticas (Análise de materiais impressos; Análise de sites e redes sociais; O comportamento do indivíduo nas Redes Sociais; A música religiosa como forma de comunicação; O mercado da fé; Trânsito religioso; O padre e os desafios da comunicação; e Educomunicação). Os Grupos de Trabalhos serão realizados nos dias 16 e 17.

A Comissão Episcopal da Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem na presidência Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande-MS, e como membros Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo de Campina Grande-PB e Dom Orani João Tempesta, cardeal e Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro-RJ. Na assessoria a Ir. Elide Maria Fogolari.

O Muticom é considerado um dos maiores eventos de comunicação eclesial e pastoral do Brasil e a participação dos leigos e profissionais comunicadores são importantes para o crescimento e melhoramento da comunicação em Pastorais, Movimentos e todos os demais organismos ligados a nossa Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.