domingo, 26 de abril de 2015

Liturgia do 4º Domingo da Páscoa - 26/04/2015



 4º DOMINGO DA PÁSCOA
DOMINGO DO BOM PASTOR

  
PRIMEIRA LEITURA (At 4,8-12)

Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 8Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, — aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós.

11Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 117)

— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular.

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! / Eterna é a sua misericórdia!/ É melhor buscar refúgio no Senhor,/ do que pôr no ser humano a esperança;/ é melhor buscar refúgio no Senhor,/ do que contar com os poderosos deste mundo!

— Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes/ e vos tornastes para mim o salvador!/ A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso;/ que maravilhas ele fez a nossos olhos!

— Bendito seja, em nome do Senhor,/ aquele que em seus átrios vai entrando!/ Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço!/ Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!/ Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ Eterna é a sua misericórdia!

SEGUNDA LEITURA (1Jo 3,1-2)

Leitura da Primeira Carta de São João:
Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.

2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Jo 10,11-18)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus: 11Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas.

14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.

16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi de meu Pai.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

HOMILIA
Dom Sérgio da Rocha
Arcebispo de Brasília

O 4º Domingo da Páscoa é conhecido como Domingo do Bom Pastor, pois nele sempre se proclama um trecho do capítulo dez do Evangelho segundo João, que nos apresenta Jesus como o Bom Pastor. A cada ano, são destacados traços do Bom Pastor que nos motivam a colocar nele a nossa fé, deixando-nos conduzir por ele e escutando a sua voz, como ovelhas do seu rebanho. A doação da vida do Bom Pastor se manifesta, de modo especial, na cruz. Neste Tempo Pascal, nós estamos celebrando a vitória do Pastor - Cordeiro imolado, que vence a morte e nos dá a vida. Contudo, não se pode pertencer ao rebanho aceitando apenas o pastor. Aqueles que seguem o Bom Pastor devem aceitar também as demais ovelhas do rebanho, os outros discípulos, como irmãos a serem amados através de gestos concretos de caridade, serviço e doação da própria vida. Por isso, valorize a Igreja e participe da sua paróquia, procurando colaborar no cuidado pastoral da comunidade.

No Domingo do Bom Pastor, nós somos convidados a rezar especialmente por aqueles que colaboram no pastoreio do rebanho de Jesus, o Bom Pastor, prolongando a sua presença e missão, de modo especial, através do sacerdócio e da vida religiosa. Por isso, a cada ano, neste Domingo, celebramos a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações. Não bastam as iniciativas espontâneas para valorizar e promover as vocações, embora elas sejam sempre muito importantes. É preciso organizar o serviço de animação vocacional nas paróquias, criando equipes paroquiais de pastoral vocacional. Além disso, não pode faltar o testemunho da beleza e do valor do sacerdócio e da vida consagrada, assim como, o reconhecimento da importância da vocação dos cristãos leigos na Igreja e na sociedade. Necessitamos de leigos atuantes na Igreja, que sejam sal da terra e luz do mundo.

Lembremos, hoje, que o cultivo das vocações é dever da inteira comunidade dos fiéis, a começar pela oração permanente pelas vocações, segundo a palavra de Jesus: pedi ao Senhor da messe que envie operários para a messe (Mt 9, 38). Agradecemos a todos os que se dedicam ao serviço vocacional em nossa Igreja, especialmente, aos formadores dos Seminários, aos animadores da Pastoral Vocacional e aos que contribuem para a Obra das Vocações Sacerdotais. Necessitamos de maior auxílio espiritual e material, principalmente na sustentação de nossos Seminários.

Neste Ano da Vida Consagrada, nós louvamos a Deus, de modo especial, pelas pessoas consagradas, expressando-lhes a nossa cordial gratidão pela presença fraterna e missão entre nós. Suplicamos a Jesus, o Bom Pastor, para abençoar a todos os consagrados e consagradas. Sejam sempre sinais do amor de Deus, testemunhando a alegria do Evangelho!

ORAÇÃO
                             
Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Amém!

Editado por JorgeMacielNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.