domingo, 5 de abril de 2015

Liturgia do Domingo da Páscoa - 05/04/2015




 DOMINGO DA PÁSCOA


PRIMEIRA LEITURA (At 10,34a 37-43)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.

39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz.

40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos.

42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 117)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ ‘Eterna é a sua misericórdia!”/ A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”

— A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou./ Não morrerei, mas, ao contrário, viverei / para cantar as grandes obras do Senhor!

— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:/ Que maravilhas ele fez a nossos olhos!

SEGUNDA LEITURA (Cl 3,1-4)

Leitura Carta de São Paulo aos Colossenses:
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Jo 20,1-9)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido tirada do túmulo.

2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.

3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.

6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.

8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.

9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

HOMILIA
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, CSsR

ELE VIU E CREU
Por que fazemos a Quaresma? A essa pergunta recebi muitas respostas: para conversão, para oração e penitência etc… Podemos perceber que a Páscoa ainda está longe da cultura espiritual e catequética de nosso povo. Estamos como Madalena, desnorteada diante do túmulo de Jesus, procurando um defunto que sumiu: Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde O puseram (Jo 20,2). Certamente o amor supera a fragilidade da fé. Ela representa ali a fé de todos que ainda não chegaram a perceber que Jesus vive e é o Senhor. É nessa situação que fazemos nossa profissão de fé: Creio que padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia (Profissão de fé). Ela, frágil e apaixonada, busca o Senhor e é a primeira a dar o testemunho do túmulo vazio. Vemos a seguir que Pedro e João correm ao túmulo. A juventude do amor é mais rápida. Mas o amor respeita a fé. João corre, chega primeiro, vê, mas não entra ao túmulo. Espera a confirmação daquele a quem fora confiada à primeira profissão de fé, não vinda da carne, mas de Deus (Mt 16,16-17). Entrou e viu. João viu e creu. Faltava ainda o Espírito para lhes abrir a compreensão da realização das Escrituras. Celebrando a Ressurreição do Senhor, podemos perceber a diferença entre sua ressurreição e a de Lázaro, do filho da viúva de Naim e da filha de Jairo. Eles voltaram à vida; Cristo passa à vida nova para a qual toda a humanidade é chamada. Vamos encontrar seu reflexo na vida nova que levamos como lemos em Paulo aos Colossenses: Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às terrestres (Cl 3.1-3).

ABRISTES AS PORTAS DA ETERNIDADE
Há muito simbolismo no momento da morte de Jesus: O véu do Santuário se rasgou em duas partes, de cima a baixo, a terra tremeu e as rochas se fenderam (Jo 27,51). Este véu era o cortinado que isolava o lugar da presença de Deus e aí só entrava o sumo sacerdote uma vez ao ano. Com a morte de Jesus o acesso a Deus está aberto a todos. O Ressuscitado abre para nós o lugar sagrado. Quando rezamos que desceu aos infernos, dizemos que sua morte e ressurreição são também para os que já morreram, como indicam as palavras os túmulos se abriram e muitos corpos dos santos falecidos ressuscitaram. O Céu agora está aberto a todos. A natureza entra no fruto dessa ressurreição. As pedras se racham. É o dia de o Senhor manifestar-Se em seu poder (Am 8,9). A Ressurreição de Jesus não é um fato isolado, fruto de uma morte inoportuna, mas é a restauração total do universo, ferido pelo pecado. Os que morreram em Adão ressuscitam em Cristo (1Cor 15,22).

PASSOU FAZENDO O BEM
O anúncio da Ressurreição feito pelos apóstolos faz uma síntese da vida de Jesus começando pelo batismo até sua glorificação, como anúncio fundamental: Nós que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos (At 10,41). Eles foram testemunhas da Ressurreição e salientam que Jesus, ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder, andou por toda parte fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio, pois Deus estava com Ele (38). Paulo nos convida a buscar as coisas do alto (Cl 3,1), que é viver como Jesus viveu: fazendo o bem. Entramos no caminho da caridade, pois sua morte e ressurreição são obras do amor. A ressurreição vai ser nossa vida quando assumirmos nossa ressurreição com Cristo no Batismo.

ORAÇÃO
                             
Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.