N
|
os dias atuais a comunicação é essencial para
a sobrevivência de quaisquer meios organizacionais. A humanidade tornou-se
totalmente dependente das informações, que serve para nos beneficiar, tornando-nos
conhecedor do que esta acontecendo nessa, ou naquela organização.
Quando falamos em comunicação, logo nos veem
à mente a internet, celulares, rádios, jornais, televisão, mas desde a idade da
pedra já havia comunicação por gestos, sinais e expressões que os homens
utilizavam para poder se comunicar. Evidente que ao longo dos tempos, os meios
de se comunicar foram melhorados, hoje a quantidade de opções de comunicação é
muito superior à idade da pedra, e certamente, será bem maior nos próximos
anos. É um avanço maravilhoso para a humanidade.
Comunicar-se não é simplesmente transmitir
algo, a boa comunicação exige que a mensagem seja entendida por quem a recebe e
o comunicador tem que ter conhecimento do que deseja passar. Além de comunicar
de forma clara e ter domínio do assunto, é necessário que as pessoas o entendam.
Dessa forma, sempre se faz necessário adequar à linguagem aos que estão a sua
volta.
Para tanto é preciso investir em
equipamentos, atualização através de seminários, palestras, cursos, redefinir
políticas, estratégias, bem como recorrer a assessorias e consultorias por
profissionais capacitados a diagnosticar falhas, a gerenciar conflitos e a
propor soluções.
A responsabilidade por oferecer uma boa
informação deve ser incorporada e homogênea, por todos os participantes de uma
organização, instituição ou corporação. A responsabilidade pelo sucesso ou não
da comunicação é de todos, não apenas daqueles que trabalham diretamente com a
comunicação. O comunicador deve ser cobrado, mas também precisa ser apoiado nas
suas necessidades com a ajuda necessária para exercer bem o seu papel de
comunicador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.