terça-feira, 14 de julho de 2015

A responsabilidade por oferecer uma boa informação

N
os dias atuais a comunicação é essencial para a sobrevivência de quaisquer meios organizacionais. A humanidade tornou-se totalmente dependente das informações, que serve para nos beneficiar, tornando-nos conhecedor do que esta acontecendo nessa, ou naquela organização.

Quando falamos em comunicação, logo nos veem à mente a internet, celulares, rádios, jornais, televisão, mas desde a idade da pedra já havia comunicação por gestos, sinais e expressões que os homens utilizavam para poder se comunicar. Evidente que ao longo dos tempos, os meios de se comunicar foram melhorados, hoje a quantidade de opções de comunicação é muito superior à idade da pedra, e certamente, será bem maior nos próximos anos. É um avanço maravilhoso para a humanidade.

Comunicar-se não é simplesmente transmitir algo, a boa comunicação exige que a mensagem seja entendida por quem a recebe e o comunicador tem que ter conhecimento do que deseja passar. Além de comunicar de forma clara e ter domínio do assunto, é necessário que as pessoas o entendam. Dessa forma, sempre se faz necessário adequar à linguagem aos que estão a sua volta.

Para tanto é preciso investir em equipamentos, atualização através de seminários, palestras, cursos, redefinir políticas, estratégias, bem como recorrer a assessorias e consultorias por profissionais capacitados a diagnosticar falhas, a gerenciar conflitos e a propor soluções.

A responsabilidade por oferecer uma boa informação deve ser incorporada e homogênea, por todos os participantes de uma organização, instituição ou corporação. A responsabilidade pelo sucesso ou não da comunicação é de todos, não apenas daqueles que trabalham diretamente com a comunicação. O comunicador deve ser cobrado, mas também precisa ser apoiado nas suas necessidades com a ajuda necessária para exercer bem o seu papel de comunicador.

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