segunda-feira, 20 de julho de 2015

Grupo de Canto do MFC Maceió se apresenta no domingo (26), na orla de Maceió para comemorar 60 de MFC no Brasil

C
riado durante o Congresso Eucarístico Internacional, realizado no Rio de Janeiro, em julho de 1955, o Movimento Familiar Cristão comemorou no último domingo, 19 de julho, 60 anos de fundação.

Em Maceió, para comemorar a data, membros do MFC estarão no domingo, 26 de julho, a partir das 10 horas, na parte fechada da orla da Ponta Verde, vestidos com a camisa do MFC, se confraternizando com a apresentação musical do Grupo de Canto Santa Cecília do MFC Maceió.

O Movimento Familiar Cristão surgiu no final dos anos 40, no Uruguai, com o padre Pedro Richards e mais três casais. O MFC, como é conhecido, chegou ao Brasil em 1955, durante o Congresso Eucarístico, no qual os cônjuges uruguaios e o padre Richards se reuniram com os casais brasileiros da Ação Católica, no Ministério da Educação, por convite do padre Helder Câmara. Após o encontro, organizaram-se três equipes de casais em Niterói e no Rio de Janeiro.

O MFC é voltado para a evangelização de famílias com o objetivo de, a partir delas, transformar a sociedade. Outro propósito é o de promover os valores humanos e cristãos de maneira que elas possam cumprir a missão de ser fundadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do bem comum. O MFC trabalha no contexto familiar como um todo. Portanto, não só os casais estão inseridos, mas todas as famílias que se reconhecem incompletas.

As formações abrangem as pequenas comunidades familiares (Equipes de Base), casais, pessoas solteiras, viúvas, divorciadas, de segunda união, que formam laços de afetividade, contribuindo para o crescimento humano e fé. Os encontros recebem o apoio dos temários, que são textos embasados à luz do Evangelho, trabalhado a nível nacional, no qual os integrantes discutem de forma que cada um possa se expressar acerca do tema ou, até mesmo, de uma realidade que possa surgir. Dessa forma, o grupo se reúne quinzenalmente, procura encontrar soluções e assumir ações transformadoras na sociedade. Essas equipes são motivadas a uma troca construtiva de conhecimentos e experiências de vida, além de receber cursos de formação humana e cristã para uma fé adulta, suprindo a carência de escolaridade e catequese.

A cada três anos, o Movimento Familiar Cristão, realiza um Encontro Nacional (ENA) e a cada quatro anos um Encontro Latino Americano (ELA). Nesses momentos, toda a Equipe de Base se prepara estudando, refletindo para a realização destes grandes eventos. Neles são avaliados os trabalhos realizados, pesquisam-se novos caminhos que se abrem às famílias e estudam-se as realidades do mundo em contínua transformação.

Presente nas cinco regiões do Brasil, os membros do Movimento Familiar Cristão por todo o país tem comemorado festivamente os 60 anos de existência em território brasileiro, das mais diversificadas formas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.