segunda-feira, 20 de julho de 2015

Joinville-SC escolhida Sede do 10º Muticom, em 2017

A Diocese de Joinville, SC, foi anunciada Sede do próximo MUTICOM.
O
 9º MUTICOM - MUTIRÃO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, que este ano aconteceu em Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, com o tema: ÉTICA NAS COMUNICAÇÕES teve seu encerramento no final da tarde do sábado, 18 de julho, com uma celebração eucarística no Convento de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, ES, presidida por Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo de Vitória-ES.

Comunicadores de todos as regiões do Brasil participaram do 9º MUTICOM no Centro de Convenções de Vitória-ES, onde aconteceram celebrações, seminários, grupos de trabalhos, feira de comunicação e shows artísticos.

Convento de Nossa Senhora da Penha, Vila Velha, ES.
Durante o 9º MUTICOM aconteceram palestras sobre ÉTICA NAS COMUNICAÇÕES; A COMUNICAÇÃO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO ÉTICA DO INDIVÍDUO; A ERA DA DESINTERMEDIAÇÃO: O SENSO RELIGIOSO CONTEMPORÂNEO; A IGREJA CATÓLICA NA MÍDIA: ANÁLISE DO DISCURSO; A ESPETACULARIZAÇÃO DA NOTÍCIA, além de apresentações de EXPERIÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA dos vários palestrantes e participantes.

As tardes do 9º MUTICOM foram preenchidas com atividades desenvolvidas nos grupos de trabalhos (GT’s), nos quais foram socializadas experiências pertinentes aos temas específicos de cada um deles.

A partilha das experiências foi dividida em oito grupos: Análise de materiais impressos; Análise de sites e redes sociais; O comportamento do indivíduo nas Redes Sociais; A música religiosa como forma de comunicação; O mercado da fé; Trânsito religioso; O padre e os desafios da comunicação; e Educomunicação.

Os Grupos de Trabalho possibilitaram trocas de experiências, discussões, aprofundamento e também de fazer a prática de comunicação participativa.

Durante as manhãs aconteceram palestras com algumas intervenções e nestes momentos todos os grupos tiveram a oportunidade de contribuir e participar para elaborar o conhecimento.

Dom Darci José Nicioli, presidente da
Comissão para a Comunicação da CNBB
No sábado, 18, aconteceu a apresentação de experiências de comunicação educativa, com a interação dos participantes e palestrantes. Ainda na manhã do sábado, Dom Darci José Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida, SP, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), anunciou a cidade de Joinville, Santa Catarina, como sede do 10º MUTICOM, que acontecerá em agosto de 2017 com o tema: Educar para a Comunicação.

O MUTICOM é voltado para agentes de comunicação das pastorais e movimentos, blogueiros, jornalistas, professores, estudantes de comunicação e pesquisadores. É organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Mutirão Brasileiro de Comunicação da CNBB é o maior evento de comunicação eclesial e pastoral do Brasil e a participação dos leigos e profissionais comunicadores são importantes para o crescimento e melhoramento da comunicação em Pastorais, Movimentos e todos os demais organismos ligados a nossa Igreja. Jorge Maciel, membro do Movimento Familiar Cristão de Maceió e do Blog Jorge Maciel News, foi o único participante alagoano no evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.