domingo, 26 de julho de 2015

Hoje celebramos São Joaquim e Sant’Ana: Dia dos Avós



H
oje, celebramos os pais da Santíssima Virgem Maria, os avós de Jesus: São Joaquim e Sant’Ana. Na casa deles, veio ao mundo Maria, trazendo consigo aquele mistério extraordinário da Imaculada Conceição; na casa deles, cresceu acompanhada pelo seu amor e pela sua fé; na casa deles, aprendeu a escutar o Senhor e a seguir a sua vontade.

São Joaquim e Sant’Ana fazem parte de uma longa corrente que transmitiu a fé e o amor a Deus, no calor da família, até Maria, que acolheu em seu seio o Filho de Deus e o ofereceu ao mundo, ofereceu-o a nós. Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé!

Olhando para o ambiente familiar, queria destacar uma coisa: hoje, na festa de São Joaquim e Sant’Ana, no Brasil como em outros países, se celebra a festa dos avós.

Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família.

O Documento de Aparecida nos recorda: Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos; as crianças porque levarão por adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas (Documento de Aparecida, 447). Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado!

Saudamos os avós com muito carinho e lhes agradecemos pelo testemunho de sabedoria que nos oferecem continuamente.

Nas nossas suplicas a Deus, devemos pedir por nossos avós, para que continuem sendo testemunho de sabedoria e amor, e os avós que já partiram para o Reino Celeste, que Deus os acolha com a Luz Eterna que nunca se apaga.

Rezemos um Pai Nosso e uma Avé-Maria por todos os avós, vivos e falecidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.