quarta-feira, 15 de julho de 2015

Começa hoje o 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação da CNBB


A
 partir desta quarta-feira, 15 de julho de 2015, a Comissão Episcopal da Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Província Eclesiástica do Espírito Santo acolherão os comunicadores de Pastorais, Sites, Blogs, Rádios, Televisões, Assessorias de Comunicação e demais organismos de comunicação ligados a Igreja, para o 9º MUTICOM, um encontro e intercâmbio entre os profissionais de comunicação, comprometidos com a ética e empenhados na transformação da comunicação.

O 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação (MUTICOM) acontece no Centro de Convenções de Vitória-ES e o evento tem seu termino previsto para o domingo, 19 de julho de 2015 com o tema: ÉTICA NAS COMUNICAÇÕES.

Para uma sociedade rápida e veloz, urge que a comunicação paute alternativas que valorizem outros elementos, tais como respeito pelos humanos, valorização do bem, do heroísmo, da solidariedade e da vida.

Pensar a comunicação a partir de valores e princípios é o que se propõe o 9º MUTICOM, através de palestras com especialistas, debates, grupos de trabalho, apresentação de modelos de comunicação que estão dando certo e avaliação de publicações, sites e outras mídias produzidas por grupos comprometidos e Igrejas.

A abertura do 9º MUTICOM será com a palestra sobre ÉTICA NAS COMUNICAÇÕES, com o  Pe. Gildásio Mendes, Salesiano, professor e escritor - Doutor em Comunicação pela Wayne State University, em Michigan, reconhecido pela USP. Foi Pró-Reitor Acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande/MS e Diretor da Faculdade Salesiana e Colégio Santa Teresa, em Corumbá. Assessorou a Comissão de Comunicação da CNBB para o Diretório Nacional de Comunicação. Tem livros e artigos publicados no Brasil e em revistas internacionais na sua área de comunicação, mídias digitais, educação e espiritualidade.

Durante o 9º MUTICOM haverá palestras sobre A COMUNICAÇÃO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO ÉTICA DO INDIVÍDUO; A ERA DA DESINTERMEDIAÇÃO: O SENSO RELIGIOSO CONTEMPORÂNEO; A IGREJA CATÓLICA NA MÍDIA: ANÁLISE DO DISCURSO; A ESPETACULARIZAÇÃO DA NOTÍCIA, além de apresentações de EXPERIÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA dos vários palestrantes e participantes, visita ao Convento da Penha, Missa de encerramento no Convento da Penha e encerrando com uma apresentação artística cultural. No domingo (19), acontecerá City Tour livre para os participantes do 9º MUTICOM.

Durante o 9º MUTICOM acontecerão Grupos de Trabalhos, espaços reservados para apresentação de experiências, estudos de caso e pesquisa de comunicação eclesial e pastoral. O 9º MUTICOM contará com oito Grupos de Trabalhos, organizados em diferentes temáticas (Análise de materiais impressos; Análise de sites e redes sociais; O comportamento do indivíduo nas Redes Sociais; A música religiosa como forma de comunicação; O mercado da fé; Trânsito religioso; O padre e os desafios da comunicação; e Educomunicação). Os Grupos de Trabalhos serão realizados nos dias 16 e 17.

Uma das atrações do 9º MUTICOM será a Feira da Comunicação, uma atividade complementar ao debate proposto no MUTICOM, projetado para facilitar a interação entre expositores e o publico presente.

O MUTICOM é considerado um dos maiores eventos de comunicação eclesial e pastoral do Brasil e a participação dos leigos e profissionais comunicadores são importantes para o crescimento e melhoramento da comunicação em Pastorais, Movimentos e todos os demais organismos ligados a nossa Igreja.

De Alagoas participam no 9º MUTICOM, Jorge Maciel, do Blog Jorge Maciel News e Maria Cícera da Pascom da Arquidiocese de Maceió.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.