quarta-feira, 24 de agosto de 2011

40 ANOS DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DO RIO GRANDE/RS

-
40 ANOS DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DO RIO GRANDE/RS

Norma Quadrado*
Quando nasci, minha cidade, Rio Grande, pertencia à Diocese de Pelotas. Passado anos, a cidade foi crescendo e foi ficando difícil para o sr. bispo de Pelotas, dom Antonio Zattera atender todos os municípios. Daí a necessidade de criar uma nova Diocese, que tomaria o nome de Diocese do Rio Grande. Nestes 40 anos de criação, muitas dificuldades surgiram, mas também muitas alegrias.

Desde sua criação, a Diocese vem caminhando devagar, mas se estruturando de uma maneira muito firme. Tive a felicidade de ver muitas coisas irem nascendo aqui e outras, já existentes, ficarem bem mais sólidas com a criação da Diocese. Posso citar: vi as paróquias crescerem em número de pessoas e no serviço pelo Reino. Vi, ainda, o surgimento do MFC - Movimento Familiar CristãoMovimento de Cursilho de Cristandade, Movimento Eterna Semente, Movimento de Nazaret, Movimento de Emaús, Encontro de Casais com Cristo, criação do Seminário Santo Cura D’Ars, Centro Diocesano Pastoral, Casa de Formação, as retransmissoras das TVs Canção Nova e Rede Vida.

E, assim, tantos foram os setores e pastorais criados. Tivemos, ainda, a "Ecrer", que se dedicou, exclusivamente, à formação dos diversos ministérios, necessários para o serviço do Reino.

É importante destacar os nove diáconos e os 16 presbíteros ordenados nestes anos para melhor atender o povo de Deus. Cada vez que viajo para fazer um curso de atualização, sinto-me feliz por ver que nossa Diocese, apesar de nova, não deixa a desejar em relação a outras dioceses, já mais antigas. Tudo fruto do trabalho dos pastores que nos acompanharam e acompanham.

Nosso primeiro bispo foi dom Frederico Didonet, que, com seu caminhar manso e sua fala tranquila, ia mostrando a cada um que encontrava o caminho do reino, pois sempre perguntava a quem encontrasse: “Como vai sua vida?”. Nosso atual pastor, dom José Mário, homem muito dinâmico e inteligente, também faz-se ouvir, na sua saudação: “A paz, como está? Firme na fé?” São pastores que nunca deixaram dúvida da preocupação com seu rebanho.

Se somos seguidores de Cristo, é certo que temos que abraçar seus ensinamentos. “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”.

Não devemos esquecer que como batizados somos responsáveis pelo nosso crescimento e pelo crescimento de nossa Diocese. Temos o dever de ser sal da terra e luz do mundo em todos os ambientes em que vivemos: família, escola, social, profissional, no lazer etc. Servir minha Diocese gratifica-me muito. Com todas as minhas limitações, sinto-me chamada ao serviço, a dar um pouco de mim para que o Reino aconteça.

*Integrante do Movimento Familiar Cristão
Rio Grande, RS.


SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA



Padre Raphael e a Equipe do MFC Rio Grande
O Movimento Familiar Cristão do Rio Grande – Rio Grande do Sul celebrou o inicio da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA na Catedral de São Pedro, organizando a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Raphael, pároco da Catedral e assessor eclesiástico do MFC.

A abertura da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA aconteceu às 18 horas do domingo, 14 de agosto, com representação de todos os grupos de base do MFC do Rio Grande e a presença da família rio-grandense.

Na Celebração Eucarística, um casal de cada equipe base entrou levando a imagem do seu padroeiro. A Celebração Eucarística ficou sob a responsabilidade das equipes Cristo Rei e Semeadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.