segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MFC INCENTIVA COLETA SELETIVA DE LIXO EM TUPÃ (SP)

A Prefeitura Municipal de Tupã – SP, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde, Câmara Municipal e o MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE TUPÃ – SÃO PAULO, lança na terça-feira, dia 9, nova campanha de conscientização sobre o PROJETO RECICLAR É LEGAL, responsável pela coleta seletiva de lixo na cidade.

A nova campanha será lançada a partir das 20 horas no Centro de Educação Integrada (CEI), localizado na avenida dos Universitários, 145. A parceria tem como objetivo orientar sobre a coleta seletiva de lixo, através da distribuição de folders informativos e cartilha de conscientização sobre a importância de reciclar, da diferença entre o lixo reciclável e o lixo urbano e de como deve ser feita a separação do lixo reciclável do lixo urbano.

Criado através da parceria entre a Prefeitura e a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã (COORETUP), o projeto Reciclar é Legal iniciou suas atividades de coleta seletiva em outubro de 2001. Em 10 anos de trabalho, o projeto ajudou a conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, incentivando novos hábitos na destinação dos resíduos sólidos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no município.

Com o início do projeto dezenas de famílias que viviam em condições precárias no antigo “lixão”, trabalham hoje, em condições dignas, num local ambientalmente regular, com equipamentos de segurança pessoal, com renda de um salário mínimo, além de manter a cidade mais limpa.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente são coletados diariamente 10 toneladas de lixo reciclável de todos os bairros da cidade. A coleta é realizada em dias alternados em cada região da cidade.

Reciclar é Legal promoveu ainda a inclusão social dos antigos catadores de lixo, que receberam auxílio educacional, orientação sobre higiene pessoal e noções sobre economia solidária e cooperativismo. Atualmente o projeto conta com mais de 40 famílias trabalhando na coleta, separação e prensagem do lixo reciclável.

Além de toda estrutura física como galpão, caminhões coletores e motoristas, o Governo de Tupã investiu nesse ano R$ 220 mil na compra de dois caminhões novos para a coleta seletiva do lixo e R$ 1 milhão e 500 mil, provenientes do BNDES, para a construção de um novo barracão do projeto Reciclar é Legal, mais amplo e com melhores condições de trabalho.

O sucesso da coleta seletiva de lixo só foi possível devido ao apoio da Prefeitura de Tupã que através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente mantém boa estrutura para garantir o suporte necessário ao projeto e realiza ainda outros projetos educacionais ambientais como o projeto “Escola Verde”, “Eco Cidadão – Troca de Óleo e Lixo Eletrônico” e “Eco Curumim”, que conscientizam a população sobre a importância dos cuidados a serem tomados com o meio ambiente.

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO
-
O MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE TUPÃ conta com 136 famílias participantes, inseridas nas quatro paróquias, São José, São Pedro, Nossa Senhora Auxiliadora e São Judas Tadeu que tem como objetivo visar à evangelização e promoção da família e seus valores humanos e cristãos para que possa cumprir a sua missão de formadora de pessoas, educadora na fé e promotora do bem comum.

A vida do MFC é o movimento de pequenas comunidades familiares cristãs – casais e pessoas solteiras, viúvas, divorciadas, jovens e adultas, recasadas – em sintonia com o carisma do Movimento Familiar Cristão, se encontrando para criar laços afetivos, e formar humanamente na fé para assumir ações transformadoras da sociedade.

A formação se desenvolve por meio de reuniões do grupo, com apoio de temários ou a partir do ver a realidade que o cerca e julga à luz da fé e das ciências humanas, para descobrir como agir na solução dos problemas identificados.

Centrada no processo pedagógico vivido nas equipes e comunidades, nas reuniões e convivência solidária, O MFC reflete também troca experiências de vida familiar e social à luz do evangelho complementada por cursos de formação humana e cristã para uma fé adulta, suprindo deficiências de escolaridade, educação e catequese.

O MFC tem como foco ainda conscientizar as famílias e a população através de programas de debates, painéis e cines-fórum sobre a realidade social que as condicionam, assumindo sua missão profética de anunciar um modelo de sociedade justa, fraterna e solidárias, comprometidas com a denúncia de forma de injustiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.