sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EQUIPES DO MFC TUPÃ/SP RECEBERAM CAPACITAÇÃO PARA TRABALHO AMBIENTAL




Tupã-SP
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou Capacitação com os integrantes do MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE TUPÃ – SÃO PAULO para que sejam iniciados os trabalhos da parceria no PROJETO RECICLAR É LEGAL.

Ministrada pela Especialista Ambiental do Trabalho Técnico Social da Drenagem Urbana Sustentável Ana Cristina Zoratto a capacitação abordou assuntos voltados à reciclagem de lixo, e todos os tipos de lixo, com base na cartilha de educação ambiental que foi entregue pelo Governo de Tupã aos integrantes do MFC.

O treinamento teve como objetivo instruir o MFC de como será a abordagem em relação à conscientização e como responder as perguntas feitas pela população. Lançada no último dia 9 a parceria visa orientar a população para não jogar no lixo reciclável lixos orgânicos como fraldas descartáveis, espumas, embalagens engorduradas entre outras.

“Para que os trabalhos possam começar a Secretaria de Meio Ambiente organizou essa capacitação antes para que os integrantes do Movimento Familiar Cristão tenham mais conhecimento sobre o que é reciclagem”, disse o secretário Municipal de Meio Ambiente, Eliseu Borsari.

A coleta seletiva de lixo foi implantada na cidade de Tupã há 10 anos, através do PROJETO RECICLAR É LEGAL. Além do grande impacto ambiental, ajudando a reduzir o volume de lixo que é destinado ao aterro sanitário, a coleta seletiva também possui grande importância social, garantindo mais dignidade e qualidade de vida a dezenas de famílias que viviam no antigo “lixão” em busca de rendimento para sua sobrevivência.

Desenvolvido em parceria com a Cooperativa dos Recicladores de Tupã, promove ainda a inclusão social dos antigos catadores de lixo, que recebem auxílio educacional, orientação sobre higiene pessoal e noções sobre economia solidária e cooperativismo.

Atualmente o PROJETO RECICLAR É LEGAL conta com uma grande estrutura mantida pela prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente. Além de toda a estrutura operacional do Projeto Reciclar é Legal, que engloba um galpão, 4 caminhões, coletores e motoristas; o Governo de Tupã realiza também orientações sobre cooperativismo e desenvolve campanhas de conscientização sobre a importância da reciclagem nas escolas, nos bairros.

Graças ao apoio do poder público e a participação da sociedade o RECICLAR É LEGAL possibilitou não só a inclusão social das 46 famílias beneficiadas pelo projeto, mas também ajudou a transformar Tupã em cidade modelo na gestão dos resíduos sólidos, servindo de exemplo para várias cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.