terça-feira, 16 de agosto de 2011

MFC-TUPÃ(SP) FAZ PARCERIA PARA AJUDAR A DIVULGAR COLETA SELETIVA


O Movimento Familiar Cristão de Tupã – São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou na última terça-feira (09) a nova campanha de conscientização sobre projeto “RECICLAR É LEGAL”, responsável pela coleta seletiva de lixo na cidade.

Durante solenidade estiveram presentes autoridades, representantes do Movimento Familiar Cristão das quatro paróquias da cidade, além de funcionários da cooperativa RECICLAR É LEGAL. Os convidados assistiram no início a um vídeo contando a história do surgimento da cooperativa de recicladores no município de Tupã.

A parceria tem como objetivo orientar sobre a coleta seletiva de lixo, onde serão entregues à população folders informativos e cartilha de conscientização sobre a importância de reciclar, da diferença entre o lixo reciclável e o lixo urbano e de como deve ser feita a separação do lixo reciclável do lixo urbano.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente Eliseu Borsari a parceria com o MFC será de grande valia não só para a Prefeitura que conseguiu um aliado na divulgação dos trabalhos realizados pela cooperativa de recicladores, mas para toda a cidade que poderá esclarecer dúvidas sobre o que de fato deve ser jogado no lixo reciclável.

Representando a cooperativa do projeto “Reciclar é Legal” a presidente da Cooperativa dos Recicladores de Tupã (Cooretup), Rita dos Santos, agradeceu ao Movimento Familiar Cristão que decidiu trabalhar em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e com o projeto Reciclar. “Muito obrigada pela realização desse trabalho, só temos a agradecer ao prefeito Waldemir e ao vice-prefeito Dr. César que nunca se esqueceram de nós que trabalhamos no Reciclar, e que lutam, para que a cooperativa fique cada vez melhor”.

Já a coordenadora do Movimento Familiar Cristão, Lia Rosa, citou a importância de realizar trabalhos como este. “Esta ação é mais um passo daquilo que aprendemos este ano com a Campanha da Fraternidade que teve como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e esse trabalho começou quando no dia das mães fomos até o barracão do reciclar para fazer uma homenagem às mães e, lá encontramos vários outros lixos misturados ao lixo reciclável. Foi a partir desse dia que começamos a pensar numa maneira de poder instruir as pessoas através do MFC do que é lixo reciclável e o que não é, e será através dessa atitude que conseguiremos melhorar a nossa cidade, porque juntos nós somos mais”.

De acordo com ela, nesta campanha, o Movimento Familiar Cristão trabalhará com a comunidade através da entrega de folders informativos e outros materiais, além de palestras explicando o que é lixo reciclável como papel, plástico, metal e vidro e o que não.

A coordenadora informou ainda que o MFC conta com atualmente 136 famílias participantes, inseridas nas quatro paróquias, São José, São Pedro, Nossa Senhora Auxiliadora e São Judas Tadeu, que têm como objetivo visar à evangelização e promoção da família e seus valores humanos e cristãos para que possa cumprir a sua missão de formadora de pessoas, educadora na fé e promotora do bem comum. “O MFC é um movimento de pequenas comunidades familiares cristãs – casais e pessoas solteiras, viúvas, divorciadas, jovens e adultas, recasadas – em sintonia com o carisma do Movimento Familiar Cristão, se encontrando para criar laços afetivos, e formar humanamente na fé para assumir ações transformadoras da sociedade”.

Ainda de acordo com a coordenadora do MFC, a formação se desenvolve por meio de reuniões do grupo, com apoio de temários ou a partir do ver a realidade que o cerca e julga à luz da fé e das ciências humanas, para descobrir como agir na solução dos problemas identificados. “Centrada no processo pedagógico vivido nas equipes e comunidades, nas reuniões e convivência solidária, O MFC reflete também troca experiências de vida familiar e social à luz do evangelho complementada por cursos de formação humana e cristã para uma fé adulta, suprindo deficiências de escolaridade, educação e catequese”. Concluiu Lia Rosa.

O MFC também tem como foco ainda conscientizar as famílias e a população através de programas de debates, painéis e cines-fórum sobre a realidade social que as condicionam, assumindo sua missão profética de anunciar um modelo de sociedade justa, fraterna e solidárias, comprometidas com a denúncia de forma de injustiça social.

A importância da parceria entre o poder público, a cooperativa dos recicladores e o Movimento Familiar Cristão também foi destaca pela Irmã Ângela, que esteve representando o padre Antônio Padula. “Nós da igreja católica estamos muito contentes em participar de tão grande ação, pois estamos dando o passo que salva o planeta, que salva a cidade, e que começa sempre pela gota no oceano, por poucas pessoas. Sozinhos, isolados não conseguimos nada, por isso, juntos vamos fazer com que essa parceria dê certo e cresça. O que a campanha da Fraternidade nos questionou essa parceria veio para nos dar a resposta. A nossa sociedade se tornou individualista demais e a natureza grita por conta disse assim como as pessoas também. Para nós pode ser apenas um pequeno passo, mas para Deus o passo é grande”, disse irmã Ângela.

Já o vereador Lucas Machado citou a importância da parceria e participação da Câmara Municipal em ações como estas que englobam a melhoria da qualidade de vida dos moradores e do planeta. “Essas questões são mais que educação, são questões de sobrevivência, que devem ser trabalhadas por toda a comunidade além do poder público”. Já o vereador Valdir de Oliveira Mendes ressaltou que “o trabalho não será fácil, mas que com muito empenho e dedicação tudo dará certo”.

Em seguida, o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, parabenizou a todos pela iniciativa, mas principalmente aos trabalhadores do projeto Reciclar é Legal. “Vocês merecem todo nosso respeito e de toda a população, porque vocês recolhem o nosso lixo, porque vocês são guerreiros, são heróis”, disse.

O vice-prefeito César Donadelli falou em seguida, destacando a importância da reciclagem, não só para o desenvolvimento sustentável, mas para a própria sobrevivência da raça humana. “O que mais escutamos hoje em dia é que precisamos salvar o planeta. Mas o planeta já está salvo. O que precisamos salvar são os seres humanos que desrespeitam a natureza. O Criador nos colocou no paraíso e esse consumismo exagerado vai acabar com a raça humana. Às próximas gerações também tem o direito de habitar um planeta saudável. Estamos aqui para conservar nosso planeta, nossa cidade tem que ser saudável e são realizações como está que fazem a diferença”.

Encerrando evento, o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes agradeceu e parabenizou todos os envolvidos na coleta seletiva e elogiou a iniciativa do MFC. “Quero parabenizar a todos que estão envolvidos, engajados nessa luta por um mundo melhor, aos cooperados que realizam o trabalho mais bonito, e ao Movimento Familiar Cristão que compraram da prefeitura um trabalho que não é nada fácil, mas que quando feito com amor, com vontade tudo da certo. Isso é problema de conscientização, não há separação entre o poder público e o povo ou o povo e o poder público”.

O chefe do Executivo também destacou as ações ambientais que estão sendo desenvolvidas pelo poder público, que tem transformado Tupã em uma cidade ecologicamente correta e que vem se desenvolvendo cada vez mais de forma sustentável. “Tupã é uma cidade privilegiada porque tem praticamente 100% de asfalto, tem 100% de água e esgoto tratados, tem o reciclar, tem aterros sanitários e em breve terá também usina de entulhos de construção civil. Esse é o caminho, é assim que tem que ser a sociedade participando junto com o Governo de Tupã as ações para a população. Parabéns a todos pela iniciativa”, finalizou Waldemir.

RECICLAR É LEGAL
A coleta seletiva de lixo foi implantada na cidade de Tupã há 10 anos, através do PROJETO RECICLAR É LEGAL. Além do grande impacto ambiental, ajudando a reduzir o volume de lixo que é destinado ao aterro sanitário, a coleta seletiva também possui grande importância social, garantindo mais dignidade e qualidade de vida a dezenas de famílias que viviam no antigo “lixão” em busca de rendimento para sua sobrevivência.

“O projeto Reciclar é Legal, desenvolvido em parceria com a Cooperativa dos Recicladores de Tupã, promoveu ainda a inclusão social dos antigos catadores de lixo, que receberam auxílio educacional, orientação sobre higiene pessoal e noções sobre economia solidária e cooperativismo”, lembrou o secretário de Meio Ambiente.

Atualmente o Projeto Reciclar é Legal conta com uma grande estrutura mantida pela prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente. Além de toda a estrutura operacional do Projeto Reciclar é Legal, que engloba um galpão, 4 caminhões, coletores e motoristas; o Governo de Tupã realiza também orientações sobre cooperativismo e desenvolve campanhas de conscientização sobre a importância da reciclagem nas escolas, nos bairros.

Graças ao apoio do poder público e a participação da sociedade o Reciclar é Legal possibilitou não só a inclusão social das 46 famílias beneficiadas pelo projeto, mas também ajudou a transformar Tupã em cidade modelo na gestão dos resíduos sólidos, servindo de exemplo para várias cidades do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.