sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PRECISA-SE DE SANGUE "A+"



L
embramos a todos que o mefecista CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS, casado com Aunete, membro do Grupo Amigos de Assis do Movimento Familiar Cristão de Maceió, se encontra internado na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e continua necessitando urgentemente de SANGUE “A POSITIVO”.

Cícero, oriundo da 28ª Nucleação precisa se submeter a uma cirurgia, mas suas plaquetas estão baixíssimas e só com a reposição através do sangue é possível normalizar e o mesmo ser operado.

Os doadores devem se dirigir ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Maceió e informar que quer doar sangue para CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS.

O doador deve levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar bem de saúde; ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 68 anos incompletos; pesar mais de 50 Kg; não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação).

Agradecemos e pedimos a todos, que orem pela recuperação da saúde de CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS, já que a oração é a principal forma de ajudar, pois o nosso Deus é o Deus do Impossível. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4,13).

VITAMINA B3 MULTIPLICA DEFESA DO ORGANISMO



A
 nicotinamida (uma das formas da vitamina B3) consumida em doses elevadas aumenta mil vezes a capacidade do organismo de destruir infecções por estafilococos, cada vez mais resistentes aos antibióticos, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos.

A pesquisa, realizada com animais de laboratório e com sangue humano, revelou que altas doses desta vitamina aumentam em 1.000 vezes a resposta do sistema imunológico contra este tipo de bactéria.

O estudo foi feito por cientistas do centro médico Cedars-Sinai, do instituto Linus Pauling da universidade estadual do Oregon e da Universidade da Califórnia (UCLA), entre outras instituições. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (27) no Journal of Clinical Investigation.

Os pesquisadores perceberam que a administração de doses terapêuticas de nicotinamida aumentou o número e a eficácia dos neutrófilos, glóbulos brancos que matam e devoram bactérias que agridem o organismo.

A descoberta pode abrir novos caminhos para combater o cada vez maior número de bactérias resistentes aos antibióticos, principalmente os estafilococos aureus, causadores da maioria das infecções hospitalares.

"Isto é potencialmente significativo, embora ainda devemos realizar estudos com humanos", assinalou um dos líderes da pesquisa, Adrian Gombart, do Instituto Linus Pauling.

Segundo o cientista, a vitamina poderia se tornar, em combinação com os antibióticos existentes, num novo método para tratar infecções por estafilococos.

No experimento, a nicotinamida foi fornecida em doses muito maiores do que numa dieta normal, embora a quantidade usada já tenha sido testada de maneira segura em humanos.

Quando a vitamina B3 foi injetada no sangue humano, a infecção desapareceu em algumas horas, constatou o estudo.

No entanto, Gombart advertiu que não há nenhuma evidência de que uma dieta normal ou suplementos de vitamina B3 tenham um efeito beneficente na prevenção ou tratamento de uma infecção bacteriana, por isso "as pessoas não deve começar a tomar elevadas doses dessa substância".

As principais fontes naturais de nicotinamida são a carne de fígado e outros órgãos, ovos, peixes, amendoins, legumes, grãos (exceto o milho) e leite.

Segundo outro dos autores, George Liu, especialista em doenças infecciosas do Cedars-Sinai, a vitamina é "surpreendentemente efetiva"contra uma das principais ameaças existentes hoje em dia na saúde pública e pode ajudar a reduzir a dependência dos antibióticos.

MFC RIO GRANDE-RS REÚNE CONSELHO DE CIDADE



A
 Equipe de Coordenação de Cidade do Movimento Familiar Cristão do Rio Grande – Rio Grande do Sul se reuniu com coordenadores de todas as Equipes Base para a reunião mensal do Conselho de Cidade.

A reunião aconteceu na terça-feira, 14 de agosto, na Casa de Formação, com extensa pauta de assuntos relacionados às atividades do Movimento Familiar Cristão no Rio Grande.  

A reunião teve inicio com a Espiritualização a cargo da Equipe Sagrada Família, leitura e discussão do Evangelho e a leitura da ata da reunião anterior.                           

CATEQUESE PARA CRISMA
O Conselho definiu que a partir de setembro a mefecista Kitty (Equipe Filhos da Luz), organizará uma turma para o Sacramento da Crisma. Será necessário um levantamento nas Equipes de Base para saber quantos são os interessados em participar. Além dos casais do MFC, podem participar os filhos a partir de 14 anos. As aulas acontecerão na Catedral, sempre às quintas-feiras.
                  
OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA
O Conselho incentivou a todos a participarem das Oficinas de Oração e Vida em suas comunidades. São 16 encontros, nas terças-feiras. A inscrição deve ser realizada na Paróquia onde mora. A coordenadora Diocesana é a Professora Ieda Papaleo.

ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO
A princípio o almoço de confraternização aconteceria no dia 2 de setembro, mas devido ao valor elevado que foi cobrado pela Com. Navegantes, ficou inviabilizada a realização do evento naquele local. A ECCi está procurando outro local que tenha um custo menor. A mefecista Norma ficou de tentar contato com o Seminário e a partir dai definir nova data.

PEREGRINAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
O Conselho incentiva a todos participarem em suas comunidades da Peregrinação de Nossa Senhora de Fátima. A mefecista Norma enviará para todos mefecistas as datas da peregrinação e da novena móvel.

REUNIÃO DE INTEGRAÇÃO ENTRE EQUIPES
Os coordenadores das Equipes de Base foram cobrados da realização da reunião de integração entre Equipes. A proposta foi aprovada pelo Conselho em reunião e deveria ter acontecido ainda no primeiro semestre entre equipes. A maioria das Equipes Base ainda não conseguiu realizara reunião.

TARDE DE FORMAÇÃO
A Ecci proporcionará no dia 29 de setembro, na obra missionária, uma tarde para um maior aprofundamento sobre nosso movimento, seu carisma e suas atividades para que os novos casais possam conhecer melhor o MFC e para que todos tenham um momento de formação e integração.

MISSA CRIOULA COM CASAMENTO
A ECCi realizará no dia 15 de setembro, na Catedral, a Missa Crioula, que acontece na tradicional Semana Farroupilha, este ano com a realização do casamento do casal Alexandre e Jô (Equipe Amor Maior).

SUCESSÃO
Com a data da eleição da coordenação da ECCi se aproximando, é necessário que os candidatos se apresentem, registrando suas chapas. Até agora nenhuma chapa foi apresentada. O MFC precisa do compromisso e do incentivo nas Equipes Base para que tenhamos uma chapa dentro do prazo estipulado no estatuto, que seria até o final de agosto.

ENCONTRO DE NOIVOS
O casal Jorge e Mana, motivadores do Encontro de Noivos, afirmaram que os Encontros têm sido muito bons.

ENCONTRO CONJUGAL
O casal Jairo e Fátima fizeram uma explanação sobre o último Encontro Conjugal. Nove casais estão participando dos passos, já estão no 5º.

NOITE DE REFLEXÃO
A Noite de Reflexão do mês de setembro será de responsabilidade da Equipe Luz da Vida com o apoio da Equipe Ramos da Videira.

VIDA NOVA
A provável data do Vida Nova é o dia 21 de outubro e acontecerá no Cristo Rei.

COMUNICAÇÃO
Norma, assessora de comunicação, solicitou dos coordenadores das Equipes Base, matérias para o informativo e agradeceu as Equipes pela ajuda ao Padre Nery, que tem apresentado melhoras significativas.

Outros assuntos ainda foram discutidos, com a reunião sendo concluída com o compromisso de serem repassados os assuntos discutidos e deliberados aos demais membros das Equipes Base.

ACOLHIMENTO, UMA FORMA CONCRETA DE AMAR



C
omo Dom Bosco, precisamos ser sal e luz no mundo "O Sal é bom. Mas se este perde o sabor, com que se há de salgar? Não serve nem pra jogar na terra, nem para o esterco, mas só para ser jogado fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Lc 14,34-35).

Somos criados por Deus para uma finalidade: sermos Seus filhos e adorá-Lo, por isso o nosso primeiro chamado é a santidade. (cf. Ef 1,4). Se nossa vida perde este sentido primário [a santidade], não serve para mais nada, pois fica sem sabor. Então, seremos apenas seres ambulantes num espaço chamado Terra.

Como consagrados pelo batismo, escolhidos e separados por Deus e para Ele, recebemos do Senhor uma missão. Porém, cada pessoa chamada recebe dons diferentes para que a missão aconteça com a contribuição de cada um. No entanto, os dons recebidos de Deus precisam ser instrumentos eficazes para nossa vida e para a vida dos outros. O dom se torna "graça" quando colocado à disposição da vida daqueles que nos rodeiam.

Dom Bosco tinha virtudes espetaculares: a bondade e o acolhimento. A Família Salesiana tem um pouco dessa essência de Dom Bosco, mas para não perdê-la, precisamos renová-la a cada dia.

O acolhimento é, antes de tudo, ver no outro aquilo que ele é sem colocar-lhe máscaras. Na Canção Nova – um ramo da videira Salesiana –, experimentamos por meio dos testemunhos dos peregrinos que nos visita, a eficácia do acolhimento. As pessoas, ao se encontrarem com um membro da Canção Nova, não têm receio de abrir seu coração e partilhar de suas vidas, pois se sentem acolhidas como se fosse pelo próprio Cristo.

Esta é nossa missão: comunicar ao mundo a vida nova que Cristo nos trouxe. Precisamos ser “sal” e dar sabor, com nossa vida de consagrados, à vida dos nossos irmãos. Para que isto aconteça é necessário assumir nossa identidade de consagrados.

Seja qual for o lugar - na escola, no trabalho, na paróquia, no ônibus, em todo tempo e lugar -, sejamos acolhedores. O mundo está carente de amor e nós podemos dar a ele o amor puro e gratuito que recebemos de Deus.

Que o Senhor nos dê esta graça!

Adailton Batista
Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

GOVERNO PRORROGA DESCONTO DE IPI



O
 governo decidiu prorrogar o desconto de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de carros, geladeiras, fogões, lavadoras, móveis e material de construção. A previsão era que a redução do IPI de carros e eletrodomésticos terminasse nesta sexta-feira (31). A medida tenta estimular a economia, diante do agravamento da crise econômica global.

O anúncio foi feito ontem - quarta-feira (29) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O desconto para carros foi prorrogado por mais dois meses e vai até 31 de outubro deste ano. O governo prevê deixar de arrecadar R$ 800 milhões em impostos nesses dois meses.

O desconto para eletrodomésticos da linha branca foi prorrogado até 31 de dezembro deste ano. Com isso, o governo deve deixar de arrecadar R$ 361 milhões (entre setembro e dezembro).

A isenção para móveis, painéis e laminados, que iria até setembro, também foi prolongada até 31 de dezembro. A arrecadação deve ser R$ 371 milhões menor no período, segundo Mantega.

O desconto de IPI para material de construção vai até o fim de 2013. A perda de arrecadação estimada é de R$ 1,8 bilhão.

O governo também zerou o imposto da maioria dos bens de capital (máquinas industriais que produzem os objetos de consumo da população) até o fim de 2013.

O Programa de Sustentação do Investimento (PSI) do BNDES (Banco Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foi prorrogado até o final do ano, e as taxas de juros cobradas nos financiamentos para a aquisição de bens de capital e caminhões foi reduzida de 5,5% para 2,5% ao ano.

No total, o governo prevê que vai deixar de arrecadar em impostos R$ 5,5 bilhões neste ano e no próximo. Segundo Mantega, isso não deve comprometer a meta de superavit primário (economia do governo para pagar juros da dívida).

Segundo Mantega, a economia brasileira está em gradual recuperação, mas é preciso continuar dando estímulos. O anúncio foi feito dois dias antes da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, prevista para esta sexta-feira (31).

CORTE DE IMPOSTOS DE CARROS TINHA VALIDADE ORIGINAL DE 3 MESES
O corte original de IPI dos carros havia sido anunciado em maio pelo governo e tinha previsão de durar três meses, até 31 de agosto.

O IPI dos carros nacionais 1.0 caiu de 7% para zero. No caso de carros maiores, a redução foi menor, dependendo do combustível e da procedência (carro nacional ou importado).

Em contrapartida, as fábricas de carros se comprometeram a não demitir funcionários. Com a redução do IPI, o governo previa deixar de arrecadar R$ 1,2 bilhão nos três meses iniciais da isenção (de maio a agosto).

O corte de IPI varia conforme a situação do carro, nacional ou importado, conforme o novo regime automotivo. Esse regime estabelece vantagens para veículos produzidos no país ou que usem mais peças nacionais.

A redução do IPI para carros obedece aos seguintes critérios:

Carros até 1.000 cc
No regime automotivo (carros nacionais ou com um percentual de peças brasileiras): IPI cai de 7% para zero
Fora do regime automotivo (carros importados): IPI cai de 37% para 30%
Carros até 2.000 cc

Flex
No regime automotivo: de 11% para 5,5%
Fora do regime automotivo: de 41% para 35,5%

A gasolina
No regime automotivo: De 13% para 6,5%
Fora do regime automotivo: 43% para 36,5%

Carros utilitários
No regime automotivo: de 4% para 1%
Fora do regime automotivo: de 34% para 31%

GELADEIRAS, FOGÕES, MÁQUINAS DE LAVAR E MÓVEIS
A alíquota sobre os fogões, que pagavam 4% de IPI, continua zerada. O imposto foi reduzido de 15% para 5% para as geladeiras e de 20% para 10% para as máquinas de lavar. A alíquota sobre tanquinhos, que era 10%, também caiu para zero.

A medida já foi prorrogada para o setor duas vezes, a última delas em junho, e resultou em aumento de vendas. Agora esta é a terceira prorrogação.

A alíquota do IPI sobre móveis havia sido reduzida de 5% para zero em março deste ano, e já havia sido prorrogada uma vez, até setembro. Agora foi a segunda prorrogação.

MFC CURITIBA-PR REALIZA NOITE DAS SOPAS E VINHOS



N
a noite do sábado (25) o Movimento Familiar Cristão de Curitiba – Paraná promoveu mais uma NOITE DAS SOPAS E VINHOS quando foram servidos quatro tipos sopas.

Após se deliciarem com as saborosas sopas e vinhos, os participantes da NOITE DAS SOPAS E VINHOS se divertiram com um BINGO conduzido pelo MFC JOVEM DE CURITIBA. Os jovens com muita alegria coordenaram o tão esperado bingo.

A NOITE DAS SOPAS E VINHOS já faz parte do calendário de eventos do Colegiado do MFC Curitiba que promove descontração entre amigos e familiares.

A NOITE DAS SOPAS E VINHOS teve a participação da família mefecista que prestigiaram mais um evento da ECCi Curitiba.

EQUIPE MFC JOVEM SE REÚNE NA SEDE DO MFC ALAGOAS

Equipe trabalhando em prol do MFC JOVEM


A
 Equipe de coordenação estadual do Movimento Familiar Cristão de Alagoas, formada por Flávio e Lucila, Palmeira e Millena, e Gilson e Nana, responsáveis pela organização e realização do ENCONTRO DE JOVENS DO MFC, se reuniu na noite da terça-feira (28) na Sede do MFC com vários mefecistas comprometidos com o trabalho, para discutir e definir o cronograma de trabalho que será utilizado durante toda a preparação do encontro que acontecerá inicialmente em Maceió.

Durante a reunião a equipe discutiu a liberação e formato da ficha de inscrição e o cadastro das equipes de direção e serviços. Outro assunto discutido foi à realização do encontrão que reunirá dirigentes, coordenadores e membros das equipes de serviço que atuarão no encontro.

Com o planejamento estratégico definido para ser utilizado durante o 1º ENCONTRO DO MFC JOVEM DE ALAGOAS a equipe trabalha para realizar o encontro com a participação de 40 (quarenta) jovens na faixa etária dos 14 aos 17 anos que acontecerá na Casa dos Cursilhos, em Maceió, nos dias 9, 10 e 11 de novembro próximo, iniciando às 18 horas da sexta-feira e concluindo-se no domingo por volta das 18 horas.

FEIJOADA DO MFC 
A equipe promove no DOMINGO, 16 DE SETEMBRO DE 2012, uma FEIJOADA com a finalidade de arrecadar fundos para a realização do ENCONTRO DO MFC JOVEM DE MACEIÓ.

A feijoada se realizará na MANSÃO FARIAS, no alto do bairro de Cruz das Almas, com vista privilegiada para o mar, das 10 às 15 horas com musica ao vivo (Grupo de Pagode de Mesa e Musicas de Barzinho com Miltinho, Jan, Rainey, Souza e o grupo de Canto Santa Cecília do MFC Maceió), FESTIVAL DE CALDINHOS de feijão, dobradinha e sururu (a partir das 10h), e a partir das 12h30min será servido à tradicionalíssima FEIJOADA. Haverá serviço de bar com bebidas quentes, cervejas, refrigerantes e água mineral, mas o mefecista poderá levar sua bebida preferida.

Os ingressos estão disponíveis no MASCATE MALHAS (Av. Fernandes Lima, 347 - Farol), LOJA BONTEMPO (Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 165 – Jatiuca) e com as Equipes de Coordenação Estadual e Coordenação do MFC JOVEM.

O Grupo de Base com maior número de membros presentes e o Grupo de Base que levar o maior número de convidados receberão prêmios. Haverá sorteio de prêmios através dos ingressos devidamente preenchidos e colocados na urna que estará na entrada da Mansão Farias.

O ingresso individual adulto custa R$ 20,00 e crianças entre 6 e 11 anos custa R$ 10,00. Adquira logo o seu ingresso, a quantidade é limitada.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MEFECISTA PRECISA DE SANGUE "A+"



O
 mefecista CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS, casado com Aunete, participante do Grupo Amigos de Assis do Movimento Familiar Cristão de Maceió, se encontra internado na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

Cícero, oriundo da 28ª Nucleação, vai se submeter a uma cirurgia e necessita urgentemente de SANGUE “A POSITIVO”.

Os doadores devem se dirigir ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Maceió e informar que quer doar sangue para CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS.

O doador deve levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar bem de saúde; ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 68 anos incompletos; pesar mais de 50 Kg; não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação).

Agradecemos antecipadamente a todos os doadores e pedimos a todos, que orem pela recuperação da saúde de CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS, já que a oração é a principal forma de ajudar, pois o nosso Deus é o Deus do Impossível. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4,13).

CONHEÇA AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA VIVER



A
nualmente a revista britânica The Economist divulga o ranking com as dez melhores cidades do mundo para se viver. São sete os quesitos analisados: Isolamento, Áreas Verdes, Bens Culturais, Bens Naturais, Conectividades, Poluição e Expansão. Este ano o ranking teve como diferencial a proposta de um novo critério de seleção, feito pelo arquiteto Filippo Lovato, que se chama “Ajustes Espaciais”. Ao todo foram avaliadas 70 cidades, de acordo com suas respectivas população e extensão geográfica. São Paulo e Rio de Janeiro, as duas brasileiras entre as listadas, só aparecem nas 36ª e 42ª posições.

RANKING DAS MELHORES CIDADES DO MUNDO

1º lugar – Hong Kong: Com quatro avaliações próximas ao valor máximo, Hong Kong lidera o ranking das melhores cidades para se viver. Há uma coerência entre a superfície da região metropolitana e a população total, que passa dos sete milhões. A rede de transporte público, área verdes, isolamento e bens naturais foram alguns dos quesitos que a colocaram na primeira posição.


2º lugar – Amsterdã: Os bens naturais da capital dos Países Baixos, com destaque para o rio Amstel, fizeram com que a cidade ocupasse a segunda colocação. O aeroporto da cidade é o quarto terminal mais importante da Europa e trabalha com mais de 100 empresas de aviação, o que conecta o local a 200 destinos.




3º lugar – Osaka: A cidade manteve a mesma posição que o ranking anterior, fato que se deve as boas condições de ventilação da região.

4º lugar – Paris: A Cidade Luz ficou nesta colocação por suas extensas áreas verdes: Parque de la Villete, de Buttes Chaumont e Montsouris, os jardins do Trocadero e de Luxemburgo, e os bosques de Boulogne e Vincennes. A extensa linha de transporte público também foi bem avaliada, assim como os três aeroportos da cidade: Charles de Gaulle, Orly e Beouvals.


5º lugar – Sydney: Agora, além da Ópera de Sydney a cidade australiana também poderá ser reconhecida por seus baixos índices de contaminação. Este item é determinado pelo indicador que mede a concentração de partículas de mais de 10 micrômetros (PM10) no ar.



6º lugar – Estocolmo: Apesar da boa avaliação por seus bens naturais, culturais, conectividade e poluição, a cidade caiu duas posições na lista, mesmo assim continua sendo classificada como a mais linda da Europa.

7º lugar – Berlim: A melhor avaliação no quesito Bens Culturais foi a da cidade. Certas partes do Muro de Berlim, o Portão de Edimburgo, o Reichstag, que funciona como sede do parlamento e a praça Alexanderplatz, foram alguns dos locais que contribuíram para a alta pontuação. A decisão reflete o título que a cidade ostenta desde 2006 quando a UNESCO a reconheceu como Cidade Criativa.


8º lugar – Toronto: A cidade já ocupou a primeira posição, mas desta vez ficou em oitavo. O motivo? A má pontuação no quesito Dispersão. Isso porque a extensão das áreas urbanas aumentou, mas os transportes públicos não são suficientes e há um incentivo ao uso de automóveis particulares.


9º lugar- Munique: Graças ao Parque Olímpico, Jardim Inglês e ao Parque Hofgarten, que lhe proporcionaram boa avaliação no quesito Áreas Verde, a cidade ficou em nono lugar. Já no quesito melhor qualidade de vida da Alemanha, Munique é a primeira da lista de 2009 feita pela consultoria Mercer Human Resource.



10º lugar – Tóquio: Considerada um dos centros mais importantes do mundo a cidade é campeã no quersito Conectividade, mas peca em Áreas Verdes e Bens Naturais. Por esses motivos ficou com a última colocação.

EQUIPE BASE DO MFC RONDONÓPOLIS-MT PARTICIPA DE ATIVIDADE FILANTRÓPICA

Equipe Base São Francisco de Assis no Recanto Fraterno


A
 Equipe de Base São Francisco de Assis do Movimento Familiar Cristão de Rondonópolis – Mato Grosso vem se destacando nas ações sociais realizadas mensalmente em entidades carentes da Cidade.

A última ação da Equipe aconteceu no Recanto Fraterno, entidade de caráter filantrópico que recebe mulheres (e seus filhos) vítimas de violência, que por motivos diversos, necessitam serem afastadas do lar por medidas de proteção.

A Equipe levou conforto, apresentação de vídeos, leitura de mensagens e distribuição de lembrancinhas, além de mão de obra para atender as várias necessidades do local, inclusive com a realização de serviço na horta, onde capinaram, adubaram e plantaram sementes de hortaliças.

O Recanto Fraterno foi fundado em 1992 pela irmã Luiza de Souza, que observou a necessidade de construir um local que atendesse mulheres marginalizadas e que vivessem em situações de violência. Com a criação da Lei Maria da Penha, a casa tornou-se ponto de referência na cidade para acolher essas mulheres, uma casa-abrigo.

No Recanto Fraterno as mulheres chegam encaminhadas por órgãos que atuam na proteção à mulher, como a Delegacia da Mulher, Conselho da Mulher e Ação Social. A maior parte delas chega bastante debilitada física e psicologicamente, assim como os filhos, que também são vítimas da violência familiar. Muitas crianças que estão na unidade acompanhadas das mães viveram situações complexas e violentas e têm dificuldade de aprendizagem e convivência.

O local atende continuamente muitas mulheres que não têm a mínima condição de sustentabilidade e não podem mais conviver com os maridos em função da violência doméstica, além de mães solteiras e gestantes. São mulheres que vivem situações de violência e desamparo.

O Recanto Fraterno está sempre a necessitar de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal e vestuário. As pessoas interessadas podem ainda fazer doações em dinheiro. Quem tiver interesse de fazer doações ou trabalhar voluntariamente para a entidade pode obter informações com o Conselho da Mulher ou com os membros da Equipe de Base São Francisco. O endereço e telefone do Recanto Fraterno não são divulgados por motivos de segurança.

ONDE MORAS?


Gustavo Covarrubias Rodríguez

“A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida”, dizia o poeta Vinícius de Moraes. Lendo e meditando o Evangelho, poderíamos dizer, parafraseando esse grande compositor, que a “vocação cristã é a arte do encontro com a/nossa humanidade, embora haja tantos ‘desencontros’ na Igreja”...

A
 passagem de referência, na qual fundamos – evitando, na medida do possível, o ‘fundamentalismo’ – a afirmação anterior, são os versículos 35-42, do capítulo I do Evangelho da Comunidade de João. Ela situa-se entre o testemunho de João Batista e as bodas de Canaã, em meio a uma série de buscas e encontros, pautados pelas palavras dos envolvidos nessa dinâmica:

- “Eis o Cordeiro de Deus”. Cordeiro é também servo. João, que encontrara o Nazareno fazendo fila no Jordão, aponta para Jesus, reconhecendo nele o servo sofredor e provocando a reação de dois discípulos seus. Estes, aceitando o testemunho-provocação do precursor, por própria iniciativa, vão trás Jesus.

- “O que vocês estão procurando?”. Acontece outro encontro: os discípulos vão em frente e Jesus olha pra trás. Convergência: eles vão, Ele vem. O motor que dinamiza e possibilita a experiência é a busca, a inquietação, o honesto e sincero desejo de encontrar, a permanente abertura... As primeiras palavras de Jesus, no Evangelho de João, são uma pergunta radical, sem cuja resposta a vida carece de sentido!

- “Mestre, onde moras?” Surpreendentemente, os discípulos parecem não estar interessados em doutrinas ou teologias. Não perguntam quem é Jesus, mas onde ele mora, donde ele aprendeu a ser mestre. Interessa-lhes a vida, com suas riquezas e condicionamentos.

- “Venham, e vocês verão”. Jesus não indica um lugar fixo, estático, fechado. Nem cátedras nem catedrais. Exige uma atitude dinâmica, de permanente atenção e de promessa cumprida no fim de um processo. Ele é o Mestre peregrino, que não tem onde reclinar a cabeça. É a Palavra que “se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1,14). Sua morada é a humanidade! Só se descobre o “lugar” onde Deus mora humanizando-se!

Só se pode ser discípulo de Jesus sendo cada vez mais “gente”... André (homem = humanidade) e o outro discípulo “permaneceram com ele”, a partir daquele encontro, quando o sol começava a declinar, nas proximidades da noite... Faz-se experiência do encontro na incerteza do futuro, na assunção do risco, quando as dificuldades batem à porta, quando o caminho se estreita e o horizonte parece sumir da vista. Permanência é fidelidade.

- “Nós encontramos o Messias”. Mais um encontro. A verificação da experiência pessoal passa pelo crisol da comunidade. Se o encontro é autêntico, outros encontros acontecerão. O exemplo arrasta!

- “Você é Simão, o filho de João. Você vai se chamar Cefas”. Encontrando Jesus, encontrando os outros, encontramo-nos a nós mesmos! Reconhecemos a nossa identidade e assumimos a nossa missão: inserir-nos na corrente do seguimento e do testemunho daquele que veio de encontro à nossa humanidade, assumindo-a, para que todos encontrem nele vida!

- “Siga-me”. Ai, sim! Depois de vários encontros, vem a confirmação de um chamado – mandamento que exige total disponibilidade a fazer caminho... caminhando.

- “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu...”. De encontro em encontro, a fé nasce, se fortalece e se expressa com autenticidade. Só tem o legítimo direito de proclamar que o homem histórico chamado Jesus de Nazaré, o filho do carpinteiro José, é o Servo de Javé, o Mestre e o Senhor, quem percorreu com Ele o caminho da humanização e quem está disposto a abraçar, como o sentido da própria caminhada, a tarefa de fazer deste mundo de desencontros um mundo mais humano!

Muitas vezes o texto em questão foi e continua sendo alimentando certos fundamentalismos “vocacionais”. Vocação não é busca de privilégios nem alienação. Vocação, em João, não é fruto de uma simples experiência particular nem da revelação individual de Deus, mas processo comunitário. Ela nasce do testemunho daqueles que, buscando sinceramente, encontraram... E as nossas comunidades cristãs, propiciam realmente o encontro com a humanidade, o seguimento de Jesus e o testemunho-missão? Ou tornam-se, cada vez mais, guetos onde a comodidade, o intimismo e a fuga – camuflagem do desencontro – se refugiam?