terça-feira, 21 de outubro de 2014

CONDIR NORDESTE SE REUNIU EM MACEIÓ-AL

 
CONDIR NORDESTE EM MACEIÓ - 17 A 19 DE OUTUBRO DE 2014
O
 CONDIR/NE - Conselho Diretor Regional Nordeste do Movimento Familiar Cristão esteve reunido de 17 a 19 de outubro, na Cidade de Maceió - Alagoas, oportunidade que extensa pauta foi discutida, com debates e definições de assuntos administrativos relacionados ao MFC na região Nordeste.

Os dirigentes do CONDIR/NE e das coordenações Estaduais da Bahia, Ceará e Sergipe foram recepcionados pela coordenação Estadual Alagoas e da Cidade de Maceió, na noite da sexta-feira (17), na Sede do MFC no bairro da Pajuçara, oportunidade que foi servido um jantar de boas vindas.

A reunião administrativa teve inicio no sábado (18), às 8 horas, no auditório do Colégio Madalena Sófia, no bairro do Farol, com a liturgia da Equipe de Coordenação Estadual Alagoas e a formação da pauta. Inicialmente, a coordenação regional repassou as ECE’s, notícias da reunião do Conselho Diretor Nacional (CONDIN), realizada de 12 a 14 de setembro de 2014, em Belo Horizonte – MG.

Nas notícias do CONDIN, destacamos os 60 anos do MFC no Brasil, que será comemorado nacionalmente em 19 de abril de 2015; Distribuição da publicação “Conhecendo, Amando e Cuidando”, que será distribuído gratuitamente à família mefecista; A coordenação regional lembrou a necessidade das ECE’s contribuírem com o Jornal Atuação e a Revista Fato e Razão, enviando notícias e artigos ao CONDIN e a Livraria do MFC, até o ultimo dia dos meses de março, junho, outubro e dezembro; Lembrou ainda que os pedidos das agendas do MFC devem ser realizados até o dia 30 de outubro através da Livraria do MFC.

A coordenação regional informou ainda que o Conselho Fiscal Nacional do MFC esteve reunido no mesmo período em Belo Horizonte, MG, e que é obrigatório o Recadastramento das Unidades que possuem ou utilizam CNPJ da Nacional, devendo essas unidades encaminhar o balancete e documentação mensalmente; Pediu ainda um maior empenho das ECE’s junto as Equipes de Coordenações de Cidades e Equipes Bases para contribuírem com o DNC – Dia Nacional de Contribuição, onde toda arrecadação é destinada as Equipes de Metodologia e Infraestrutura do Encontro Nacional do MFC, que em 2016 acontecerá em Maringá – Paraná e terá como Tema “A RESPONSABILIDADE DO MFC DIANTE DO FUTURO DA FAMÍLIA. COMO ESTAMOS E O QUE BUSCAMOS?”.

Relacionada ao 19º ENA, em Maringá-PR, a região Nordeste dispõe de 110 vagas. A coordenação regional pediu empenho das ECE’s para promoverem meios para que o Nordeste tenha uma excelente representatividade no maior encontro do MFC a nível nacional.

Dando sequencia a reunião, a coordenação regional lembrou as metas do CONDIR/NE para o triênio, destacando Formação Continuada; Comunicação; Nucleação e Formação de Jovens; Expansão e Nucleação; Tendo como objetivos específicos: a Expansão de 30% (localidades onde o MFC não está implantado – não existe); Nucleação 30% de pessoas do MFC; Nucleação de Jovens; Projeto de Formação. Política nacional de integração; Reencontro (resgate);Linguagem mais atual para novos encontros; Os projetos que deverão surgir a partir da nossa realidade e de nossas necessidades; Aprofundamento da realidade como tema de encontros de formação, tendo como pano de fundo a ação profética; Dar continuidade aos projetos sociais reavaliando-os e adaptando-os continuamente; Aceitação e acolhimento às novas configurações familiares e éticas religiosas; Fortalecer o sentimento de pertença ao MFC; Promover atividades voltadas para jovens.

Foi relembrado o calendário das próximas reuniões do CONDIR/NE, que acontecerão em Fortaleza – CE, de 15 a 17 de maio de 2015; em Aracaju – SE, de 16 a 18 de outubro de 2015; em Itamaraju - BA, de 25 a 27 de março de 2016. E no período de 10 a 12 de abril de 2015, acontecerá em Maceió, Alagoas, a 4ª Reunião Administrativa do CONDIN – Conselho Diretor Nacional do MFC.

Na parte destinada as ECE’s, Alagoas, Bahia, Ceará e Sergipe fizeram uma exposição das atividades realizadas nos últimos seis meses e apresentaram seus projetos para o semestre seguinte que deverá ter o acompanhamento do CONDIR/NE nas áreas de expansão, nucleação, nucleação de jovens e formação.

A coordenação regional fez um breve relato da participação do CONDIR/NE em diversas atividades na região Nordeste; Contribuições ao 19º ENA; Articulação e formação para eleição ECCi Vitória da Conquista; Promoção da integração Regional Identificado atividades comuns e as que podem ser replicadas; Apoio ao SENFOR na discussão e construção de referencial metodológico; Fortalecimento da REDE VIRTUAL através de conferências; Participação do processo de inclusão digital de mefecistas de todo o Brasil; Apoio ao SENJOV na formação e participação do IV ELAJO; Articulação com Coordenação Nacional e CONDIR’s para mobilização e envio de Jovens ao Encontro Latino Americano me Mérida – México; Conferências mensais com  os nosso irmãos do Paraguai e México para troca de experiências e subsídios para elaboração do IV ELAJO; 03 meses de Estudo e Formação com Jovens do Brasil (encontro semanal) com vistas a efetiva participação da construção de uma política nacional para o MFC Jovem; Preparação para fazer o enfrentamento da Burocracia excessiva em órgãos públicos e privados; Mais presença e participação efetiva em outros estados da Regional Nordeste; Intercâmbio com outros CONDIR’s restrito a reunião do CONDIN; Instrumentos para aprimorar a pertença e a pontualidade; Efetivação do Site MFC Nacional, entre outras atividades.

A coordenação regional informou que apresentou ao CONDIN, para sugerir, ainda que no processo de pré-eleição e ou indicação de candidatos, as coordenações nos seus diversos níveis, estes sejam formados e informados de todas as necessidades possíveis para o bom desenvolvimento das atividades; Criar uma rede virtual regional com reuniões mensais com data, hora e pauta pré-definida para manutenção e desenvolvimento de atividades planejadas; Criar manual de identidade visual do MFC; Efetivar o Portal Nacional do MFC, criando através deste um “notes” com as coordenações regionais; Promover o cadastro nacional dos mefecistas; Escola de Formação EAD para todos os níveis; Palestras de formação em âmbito nacional para grupos base, coordenações; Efetivar o Portal Nacional do MFC, criando através deste um “notes” com as coordenações regionais; Promover o cadastro nacional dos mefecistas; Escola de Formação EAD para todos os níveis; Palestras de formação em âmbito nacional para grupos base, coordenações, etc.

O Conselho formado pelas ECE’s de Alagoas, Bahia, Ceará e Sergipe, decidiu aprovar por unanimidade o aumento da cota de pertença no percentual de 15% (quinze por cento), a partir de janeiro de 2015, devendo as Coordenações Estaduais, repassar os valores e a documentação financeira ao CONDIR/NE até o último dia útil de cada mês. Ficou aprovado ainda que acontecerá a atualização cadastral nas ECE’s para redefinição das cotas de pertença, a partir da próxima reunião. O CONDIR/NE informou a todas as ECE’s a nova conta bancária e o novo endereço para serem enviados os referidos documentos.

No momento de formação do sábado, foi apresentada a palestra “Autonomia e Comunhão”, baseada no documento de Fortaleza, formando grupos para discussão e debatida por padre Arnaldo Lima Dias, assessor eclesiástico regional do MFC. A reunião do sábado teve continuidade com a “Meditação Cristã”, com padre Arnaldo e a liturgia da ECE Sergipe. O encerramento aconteceu com um delicioso jantar.

No domingo (19), às 9 horas, abrindo as atividades, aconteceu a liturgia da ECE Ceará e a palestra do juiz de direito aposentado e padre casado, Dr. Manoel Tenório, que proferiu palestra sobre a “FAMÍLIA- IGREJA DOMÉSTICA”. Em seguida a coordenação regional relembrou os compromissos firmados durante a reunião do Conselho Diretor Regional Nordeste do MFC, que foram: aumento de 15% na cota da Estadual – a partir de janeiro/2015; atualização cadastral para redefinição das cotas a partir da próxima reunião; trabalhar a conscientização com relação à pertença; divisão das 100 vagas para o 19º ENA; contribuir com noticias/artigos para o Jornal Atuação e Revista Fato e Razão; promover evento marcante para comemorar os 60 anos do MFC; integrar os jovens do MFC Maceió aos jovens do Brasil para a construção de uma política nacional da juventude; observar as datas para envio de repasse financeiro e documental da ECE para o CONDIR; reunião do SENFIN com tesoureiros da região nordeste, em Porto Seguro-BA; confirmação das datas dos próximos Condir’s e Condin em Maceió (abr/2015); contribuição do dia nacional para o 19º ENA; eleição da futura coordenação regional.

O encerramento da reunião do CONDIR/NE em Maceió aconteceu com a Santa Missa presidida por Padre Arnaldo Lima Dias e logo após, foi servido o almoço de confraternização com todos os participantes da reunião.

Participou da reunião do Conselho Regional Nordeste do Movimento Familiar Cristão – Gestão 2013/2016 nesta reunião em Maceió: Hildo – coordenador regional e estadual Bahia; Rubens e Rosana – vice-coordenadores regional e estadual Bahia; Gilson e Nana – coordenadores estadual Alagoas; Marcos e Racquel – coordenadores estadual Ceará; Luiz Antônio e Maria José – coordenadores estadual Sergipe; James e Fátima – coordenadores regional da gestão anterior; José Newton e Ariadna – casal SERCOM; Ivo Barreto – SERFIN; Péricles e Ula – coordenadores do MFC Maceió; Jorge e Penha – casal vice-coordenador do MFC Maceió; Tião e Suely – casal Tesouraria do MFC Maceió; Paulo e Teresa – casal Tesouraria do MFC Alagoas; Reginaldo e Vera - casal vice-coordenador do MFC Aracaju; Florisval – ex-SERFIN; Betuca – Secretário do MFC Maceió; Valverde – Secretário de Expansão do MFC Maceió; Vamberto e Marly – casal vice-coordenadores regional da gestão anterior; e diversos outros mefecistas comprometidos com a caminhada.

Os dirigentes da Bahia, Ceará e Sergipe ficaram hospedados nas residências de membros do Movimento Familiar Cristão de Maceió. A Equipe de Coordenação da Cidade de Maceió trabalhou para proporcionar a todos, uma estadia o mais agradável possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.