sábado, 4 de outubro de 2014

EXERCÍCIO DE CIDADANIA

James Magalhães de Medeiros
Grupo Mãos Dadas – MFC Maceió

A
 República Federativa do Brasil constitui-se em Estado democrático de direito, tendo como um de seus fundamentos a cidadania e que “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” Ora, se assim o é, pois está explicito na própria Constituição, cabe a nós, povo, livre e soberano, exercer bem a nossa soberania, principalmente na escolha dos nossos governantes e representantes. Reclamar por reclamar, criticar por criticar, não adianta nada. Precisamos sim, ter coragem e independência para escolher os melhores, na esperança de que possam construir o novo, focados no bem comum. Assim deve ser, porque um dos objetivos fundamentais da República é construir uma sociedade livre, justa e solidária. Não podemos esquecer, ainda, que a soberania popular é exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, conforme define, também, a Carta da República. Assim, se o Brasil em que vivemos ou o Brasil do presente, não é o Brasil dos nossos sonhos nem o que desejamos, vamos exercer a nossa cidadania com altivez e total independência na escolha dos melhores.

Com o passar do tempo e calejados com os exemplos vivenciados, não podemos absorver a democracia como forma perfeita de governo, mas não temos outra melhor, e o que devemos fazer é aprimorá-la, enquanto cidadão e sociedade, através de processos legítimos e que consagrem o sonho de todos. É verdade que a nossa realidade atual nos incomoda, mas gostando ou não, temos que aprender a conviver e aceitá-la, com o propósito de mudá-la, e que somente será possível com o exercício consciente de nossa cidadania através do direito-dever de votar. Não esqueçamos que o ato de votar “não é o ponto de chegada ou o ponto final da democracia como querem os liberais. É um patamar que permite outros níveis de realização do verdadeiro sentido de toda a política: realizar o bem comum através da vontade geral que se expressa por representantes eleitos e pela participação da sociedade organizada. Dito de outra forma: é criar as condições para o desenvolvimento integral das capacidades essenciais de todos os membros da sociedade.” segundo o entendimento-lição do teólogo e escritor – Leonardo Boff.

O Brasil por todos sonhado, a sociedade civil organizada já o definiu, quando foi às ruas, com caras pintadas e bandeiras levantadas, reclamando seus direitos quanto à ausência ou deficiência de serviços essenciais como: saúde, educação, segurança, transporte, mobilidade e tantos outros, além de combate firme à corrupção, com mais ética e transparência. Vamos votar com a convicção de mudar e construir uma nova República, onde prevaleçam os princípios da boa convivência social e humana, cimentados na dignidade, na justiça, na honradez, na honestidade, todos voltados para o bem comum. Saibamos exercitar a nossa cidadania, votando com dignidade e independência, não esquecendo que todo poder emana do povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.