29º DOMINGO DO TEMPO
COMUM
PRIMEIRA
LEITURA (Is
45,1.4-6)
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela mão para submeter
os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua
marcha, e para não deixar trancar os portões.
4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo
nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te
guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não
existe. Eu sou o Senhor, não há outro”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
RESPONSÓRIO (Sl 94)
— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra
inteira!/ Manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do
universo seus prodígios!
— Pois Deus é grande e muito digno de louvor,/ é mais terrível e maior
que os outros deuses,/ porque um nada são os deuses dos pagãos./ Foi o Senhor e
nosso Deus quem fez os céus.
— Ó família das nações, dai ao Senhor,/ ó nações, dai ao Senhor poder e
glória,/ dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!/ Oferecei um sacrifício nos
seus átrios.
— Adorai-o no esplendor da santidade,/ terra inteira, estremecei diante
dele!/ Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”,/ pois os povos ele julga
com justiça.
SEGUNDA
LEITURA (1Ts 1,1-5b)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:
1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos Tessalonicenses, reunida em Deus
Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz!
2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas
orações. 3Diante de
Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da
vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5bPorque o nosso Evangelho não chegou até vós somente
por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e
isso, com toda a abundância.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
EVANGELHO (Mt 22,15-21)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de
nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns
do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro
e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela
opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar
imposto a César?”
18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me
preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.
20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes
disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
REFLEXÃO
DA PALAVRA
“TOMEI-TE PELA MÃO!”
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.
Ó NAÇÕES, DAI AO SENHOR
A GLÓRIA
Os fariseus e os chefes do povo provocavam Jesus para derrubá-Lo no
campo da moral, da fé e da política. Ele sempre mostrou a verdade, como eles
mesmos, maldosamente, reconhecem: “Sabemos que és verdadeiro e que, de fato,
ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros,
pois não julgas um homem pelas aparências” (Mt 21,16). Refletimos sobre o
conhecido tema do tributo a César. É uma interpretação complicada. Se dissesse
que se devia pagar o imposto, ofendia o povo que odiava a dominação romana. Se
dissesse que não se devia pagar, era contra a dominação dos romanos,
colocando-se ao lado dos revoltosos. Não se pode ler nesse texto uma
justificativa para a separação de Igreja e Estado. A resposta de Jesus é outra.
Pede então a moeda do tributo. Esta era cunhada com a imagem do imperador. O
termo dar a César significa restituir – devolver o que é de Cesar. Jesus não
nega o imposto. Mas Cesar (imperador) não é Deus. Também ele deve reconhecer a
soberania de Deus. Jesus diz a Pilatos: “Não terias poder sobre mim se não te
fosse dado do alto” (Jo 19,10). Por outro lado tudo pertence a Deus. Cesar e
tudo mais devem dar a Deus o que é Dele. Cesar não é autônomo, nem dá leis por
si nem se dá o poder. Se o faz é tirano. Deve ter em conta Deus e os homens. Se
não o faz deve prestar contas a Deus. O imperador também está sob a soberania
de Deus como Ciro, instrumento para a libertação do povo. O Salmo abre a
compreensão do texto: “Ó família das nações, dai ao Senhor, poder e glória” (Sl
95).
EU SOU O SENHOR
(IS,45,6)
O povo judeu que era livre, devendo responder só a Deus, tem que pagar
um humilhante tributo ao imperador. O fato de Deus ser soberano não Lhe tira a
proximidade do coração humano, do qual é também Senhor enquanto, em seu Cristo,
se põe a serviço de libertação como podemos ver na libertação do exílio. Deus
escolheu um pagão para dirigir os destinos do povo. Ciro é um ungido (só eram
ungidos, sacerdotes, reis e profetas). Por ele pode dirigir o mundo. Todos
estão sob Deus. Deus é o Senhor e não uma opção religiosa. Deus usa o
instrumento que quer. Todos estamos sob a soberania de Deus dispostos a
colaborar com sua obra no mundo. Por isso rezamos: “Dai-nos a graça de estar
sempre a vosso dispor e vos servir de todo o coração (oração). Quanto mais
saímos de nós mesmos e nos colocamos a seu serviço, maior contribuição damos
para o crescimento do mundo. Assim vemos a necessidade dos cristãos estarem em
todos os lugares. Deste modo conduzem o mundo a Deus. É necessário ter abertura
para aprender das sabedorias dos povos, pois todos estão sob a soberania de
Deus que distribui seus dons. Num mundo onde tantos homens têm poder, urge que
tenham sentido de estarem a serviço de Deus para o bem de todos. Do contrário
levam o povo ao sofrimento.
EVANGELHO NA FORÇA DO
ESPÍRITO
Paulo afirma aos tessalonicenses: “O nosso Evangelho chegou até vós não
somente por meio de palavras, mas também mediante a força que o Espírito Santo;
e com isso, com toda abundância” (Ts 1,5b). O conhecimento de Deus não é
teoria. É o acolhimento da ação de Deus que se comunica. Como agiu em Ciro,
continua agindo em todos os povos. É o que chamamos de sementes do
Evangelho. É preciso descobrir as
riquezas dos povos, para abrir campos para a evangelização. Cada celebração
leva-nos ao discernimento das realidades humanas em seu relacionamento com as divinas.
ORAÇÃO
Concedei, ó Deus ao povo cristão conhecer a fé que professa e amara a
liturgia que celebra. Derrame sobre nós as suas bênçãos, o Deus todo poderoso,
Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.