domingo, 19 de outubro de 2014

LITURGIA DO 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 19/10/2014



  
29º DOMINGO DO TEMPO COMUM
  


PRIMEIRA LEITURA (Is 45,1.4-6)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:
1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões.

4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 94)

— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!

— Pois Deus é grande e muito digno de louvor,/ é mais terrível e maior que os outros deuses,/ porque um nada são os deuses dos pagãos./ Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.

— Ó família das nações, dai ao Senhor,/ ó nações, dai ao Senhor poder e glória,/ dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!/ Oferecei um sacrifício nos seus átrios.

— Adorai-o no esplendor da santidade,/ terra inteira, estremecei diante dele!/ Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”,/ pois os povos ele julga com justiça.

SEGUNDA LEITURA (1Ts 1,1-5b)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:
1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos Tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz!

2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5bPorque o nosso Evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Mt 22,15-21)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?”

18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.

20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO DA PALAVRA
“TOMEI-TE PELA MÃO!”
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

Ó NAÇÕES, DAI AO SENHOR A GLÓRIA
Os fariseus e os chefes do povo provocavam Jesus para derrubá-Lo no campo da moral, da fé e da política. Ele sempre mostrou a verdade, como eles mesmos, maldosamente, reconhecem: “Sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências” (Mt 21,16). Refletimos sobre o conhecido tema do tributo a César. É uma interpretação complicada. Se dissesse que se devia pagar o imposto, ofendia o povo que odiava a dominação romana. Se dissesse que não se devia pagar, era contra a dominação dos romanos, colocando-se ao lado dos revoltosos. Não se pode ler nesse texto uma justificativa para a separação de Igreja e Estado. A resposta de Jesus é outra. Pede então a moeda do tributo. Esta era cunhada com a imagem do imperador. O termo dar a César significa restituir – devolver o que é de Cesar. Jesus não nega o imposto. Mas Cesar (imperador) não é Deus. Também ele deve reconhecer a soberania de Deus. Jesus diz a Pilatos: “Não terias poder sobre mim se não te fosse dado do alto” (Jo 19,10). Por outro lado tudo pertence a Deus. Cesar e tudo mais devem dar a Deus o que é Dele. Cesar não é autônomo, nem dá leis por si nem se dá o poder. Se o faz é tirano. Deve ter em conta Deus e os homens. Se não o faz deve prestar contas a Deus. O imperador também está sob a soberania de Deus como Ciro, instrumento para a libertação do povo. O Salmo abre a compreensão do texto: “Ó família das nações, dai ao Senhor, poder e glória” (Sl 95).

EU SOU O SENHOR (IS,45,6)
O povo judeu que era livre, devendo responder só a Deus, tem que pagar um humilhante tributo ao imperador. O fato de Deus ser soberano não Lhe tira a proximidade do coração humano, do qual é também Senhor enquanto, em seu Cristo, se põe a serviço de libertação como podemos ver na libertação do exílio. Deus escolheu um pagão para dirigir os destinos do povo. Ciro é um ungido (só eram ungidos, sacerdotes, reis e profetas). Por ele pode dirigir o mundo. Todos estão sob Deus. Deus é o Senhor e não uma opção religiosa. Deus usa o instrumento que quer. Todos estamos sob a soberania de Deus dispostos a colaborar com sua obra no mundo. Por isso rezamos: “Dai-nos a graça de estar sempre a vosso dispor e vos servir de todo o coração (oração). Quanto mais saímos de nós mesmos e nos colocamos a seu serviço, maior contribuição damos para o crescimento do mundo. Assim vemos a necessidade dos cristãos estarem em todos os lugares. Deste modo conduzem o mundo a Deus. É necessário ter abertura para aprender das sabedorias dos povos, pois todos estão sob a soberania de Deus que distribui seus dons. Num mundo onde tantos homens têm poder, urge que tenham sentido de estarem a serviço de Deus para o bem de todos. Do contrário levam o povo ao sofrimento.

EVANGELHO NA FORÇA DO ESPÍRITO
Paulo afirma aos tessalonicenses: “O nosso Evangelho chegou até vós não somente por meio de palavras, mas também mediante a força que o Espírito Santo; e com isso, com toda abundância” (Ts 1,5b). O conhecimento de Deus não é teoria. É o acolhimento da ação de Deus que se comunica. Como agiu em Ciro, continua agindo em todos os povos. É o que chamamos de sementes do Evangelho.  É preciso descobrir as riquezas dos povos, para abrir campos para a evangelização. Cada celebração leva-nos ao discernimento das realidades humanas em seu relacionamento com as divinas.

ORAÇÃO
                             
Concedei, ó Deus ao povo cristão conhecer a fé que professa e amara a liturgia que celebra. Derrame sobre nós as suas bênçãos, o Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.