segunda-feira, 11 de julho de 2011

INJUSTIÇAS


SUZANAHERCULANO-HOUZEL
SUZANAHERCULANO-HOUZEL

Ver a justiça sendo feita ativa o sistema de recompensa do cérebro, o que nos deixa satisfeitos

O que é justo? Uma defini­ção simples é "aquilo que cor­responde aos seus valores de certo ou errado". O senso de justiça, ao se atrelarão certo/ errado, é, portanto moral -e, por isso, muitos esperariam que fosse racional. Mas não é: tanto os julgamentos mo­rais quanto o senso de justiça são altamente emocionais. E é bom que seja assim.

Se fôssemos guiados só pela racionalidade, aceitaría­mos qualquer oferta que nos beneficiasse, por mais injus­ta que fosse (considerando que qualquer dinheiro é me­lhor do que nenhum), e pou­co importaria se ofertas injus­tas são intencionais ou não.

No entanto, aceitamos dei­xar de ganhar, ou mesmo per­der tempo e dinheiro, para evitar injustiças -o que soa completamente irracional-, e até oferecemos compreen­são a quem é obrigado a ser injusto conosco. Com isso, ga­nha a sociedade, e nós tam­bém ganhamos: a longo prazo, nossa rejeição de injusti­ças contribui para coibir no­vas ofertas injustas.

O detalhe importante é que a aversão à injustiça é auto­mática e sem esforço. Esta se­mana, por exemplo, a rádio onde eu era colunista cance­lou meu boletim diário, mas queria que eu continuasse participando - de graça! - de um programa de entrevistas de grande audiência. Racio­nalmente, qualquer partici­pação na rádio deveria ser melhor do que nenhuma par­ticipação. Mas meu detector de injustiças, situado na in­sula anterior do meu córtex, falou mais alto: "estão sendo intencionalmente injustos co­migo". Rejeitei a oferta e dei­xei a rádio. E estou felicíssi­ma com a minha decisão.

Quanto mais a insula é sen­sível a essas violações do que cada um julga socialmente aceitável, maior o grau de aversão de cada pessoa à in­justiça (minha insula deve vi­ver aos berros). Àsv e z e s, c o n ­t u d o, propostas injustas aca­bam sendo aceitas.

Nesses casos, o que se en­contra no cérebro é uma me­nor ativação da insula (a in­justiça é repulsiva, mas su­portável) e um aumento da atividade na região pré-fron­tal que suprime emoções ne­gativas. Ou seja: tolerar tratamentos injustos requer mui­to controle emocional.

Por outro lado, ver a justiça ser feita leva à ativação do sistema de recompensa do cérebro, o que nos deixa invo­luntariamente satisfeitos. E assim caminha a humanidade: repudiando injustiças e preferindo a justiça sem pre­cisar pensar muito a respeito. É, há esperanças...

SUZANAHERCULANO-HOUZEL
é neurocientista, professora da UFR], autora do livro
"Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor" (Ed. Sextante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.