segunda-feira, 4 de julho de 2011

MFC OURO PRETO-MG RECEBE RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (FIA)

Igreja Barroca em Ouro Preto – MG.

O Movimento Familiar Cristão de Ouro Preto – Minas Gerais e outras entidades cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ouro Preto (CMDCA) receberam recursos oriundos do FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (FIA). O repasse foi feito a projetos ligados à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes do município.

A doação de parte do Imposto de Renda de empresas e pessoas físicas representa o retorno desses recursos diretamente para a cidade sob forma de execução de projetos relacionados às crianças e aos adolescentes do próprio município. Para o secretário de Assistência Social, Paulo Marcos Xavier, “isso é importante para o próprio cidadão, pois ele vê os valores sendo destinados a iniciativas escolhidas por ele próprio”. É importante ressaltar que esse tipo de destinação refere-se a uma parte do valor pago pela pessoa ou empresa em Imposto de Renda, que seria enviado para o governo federal, diretamente às instituições ouro-pretanas.

Para o prefeito Ângelo Oswaldo, a ação faz com que cada pessoa atue como agente transformador na proteção infanto-juvenil. “Fico feliz, não só como prefeito, mas também como cidadão de poder participar de todo esse esforço que transforma a política pública de apoio à criança e à adolescência em Ouro Preto, num programa exemplar para Minas Gerais e para o Brasil. Nós estamos no caminho certo, é preciso que todos venham caminhar conosco”, salienta.

Cássia Vitorino, presidente do CMDCA, alerta que a pessoa física ou jurídica que pretende participar da iniciativa, destinando parte do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e da Adolescência, deve procurar o Conselho Municipal, onde vai pegar o código orientador para a doação. “Já as entidades que se interessam em receber a verba podem se cadastrar no Conselho da Criança assim que abrir o edital, lembrando que a entidade deve ser instituída legalmente”.

Quinze entidades, sendo 18 projetos, receberam o repasse do FIA, referente ao ano de 2010, a saber: Movimento Familiar Cristão, América Amarantina Futebol Clube, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Musical Nossa Senhora da Conceição da Lapa, Centro Educacional de Antônio Pereira, Conselho Particular de Amarantina – SSVP, Cruzeiro do Sul Esporte Clube, Fundação Aleijadinho, Fundação Marianense de Educação (Pastoral da Criança e do Menor), Projeto Sorria, Grupo Assistencial Auta de Souza, Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, Instituto Social Águias de Ouro, Centro Juvenil Dom Bosco – Oratório Dom Bosco e Organização Cultural Ambiental (OCA). O valor total do repasse foi de R$ 285.100,72.

A solenidade contou com a presença do prefeito Ângelo Oswaldo; do secretário de Assistência Social, Paulo Xavier; da presidente do CMDCA, Cássia Vitorino; da vereadora Crovymara Batalha; de representantes das principais empresas doadoras da região, João Bosco da Costa (Novelis), Ana Gabriela Dias Cardoso (Gerdau), Rodrigo Lisboa (Vale) e Ana Heineck (Samarco), além de pessoas ligadas ao MFC - Movimento Familiar Cristão de Ouro Preto e das instituições que receberam a verba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.