sexta-feira, 29 de julho de 2011

MFC MARINGÁ(PR) – DOM JAIME COMEMORA 95º ANIVERSÁRIO

Dom Jaime Luiz Coelho

Vera, Jair e Jari Galina
MFC MARINGÁ-PR

Nós que trabalhamos com dom Jaime Luiz Coelho no Movimento Familiar Cristão de Maringá - Paraná, desde 1975, alegramo-nos com a justa e louvável homenagem feita por meio do livro sobre sua vida, pois conhecemos bem de perto o carinho e a dedicação que ele sempre teve e tem para com todos aqueles que sempre chamou de "meus queridos diocesanos".

Quantas atividades realizamos sob suas bênçãos e direção: assembléias, semana da família, reuniões, confraternizações e encontros. Jamais deixou de participar e deixar sua mensagem e seus profundos conhecimentos, na luta pela dignidade e valorização da vida e da família.

Quantos e quantos ENCONTROS DE CORAÇÕES tivemos a felicidade de contar com sua participação. Costumava chegar no sábado, logo de manhã, permanecendo até no domingo após a missa de encerramento.

Suas sábias e marcantes palestras transformaram a vida e a família de inúmeros casais. Dom Jaime, antes de ser bispo e arcebispo, é "padre" que quer dizer "pai".

Um pai espiritual, um pai amigo, que sabe das coisas, que sabe aconselhar e orientar a todos que o procuram. Nosso reconhecimento, gratidão e nossas orações a Dom Jaime – pastor e amigo.

O MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO manifesta votos profundos de paz, saúde e felicidade plena a dom Jaime Luiz Coelho, pela comemoração e passagem do seu 95º aniversário de vida no último dia 26 de julho.

DOM JAIME LUIZ COELHO
PRIMEIRO BISPO E ARCEBISPO DE MARINGÁ

Filho de João Amélio Coelho e Guilhermina Cunha Coelho, nasceu em 26 de julho de 1916 na cidade paulista de Franca. Fez o seminário menor em Campinas, cursando depois Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, na cidade de São Paulo. Recebeu a ordenação presbiteral na Catedral de Ribeirão Preto, em 7 de dezembro de 1941.

Foi vigário cooperador da Catedral, secretário geral do bispado e chanceler da Cúria diocesana. Em 1944, foi designado cura da Catedral. No dia 3 de dezembro de 1956, aos 40 anos, foi designado bispo da recém-criada diocese de Maringá-PR. A ordenação episcopal ocorreu em 20 de janeiro de 1957 na Catedral de Ribeirão Preto.

Em 16 de outubro de 1979, com a criação da Província Eclesiástica e elevação de Maringá a arquidiocese, foi promovido a arcebispo metropolitano. Sua posse como arcebispo deu-se em 20 de janeiro de 1980.

Em 11 de julho de 1997, depois de 40 anos em frente a Arquidiocese de Maringá, Dom Jaime entregou o comando da Arquidiocese a Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

REALIZAÇÕES
Dom Jaime Luiz Coelho é uma das principais personalidades da história de Maringá. Foi idealizador e responsável pela construção do monumento símbolo da cidade, a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. Fundou e dirigiu a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, onde foi ministrado o primeiro curso superior de Maringá e que foi o embrião da atual Universidade Estadual de Maringá.

Além disso, Dom Jaime teve participação fundamental em uma série de acontecimentos importantes para o engrandecimento da cidade, tais como: a construção da Livraria Católica, depois entregue às religiosas da Pia Sociedade Filhas de São Paulo (Irmãs Paulinas); a transformação do Albergue Noturno, sob direção das Filhas da Caridade, em Albergue Santa Luíza de Marillac; a criação do jornal diário Folha do Norte do Paraná; a implantação da TV católica 3º Milênio, fundada pelo padre Gerhard Schneider; e a obra de desfavelamento Núcleo Social Papa João XXIII.

Com informações do
“O Diário” e da “Arquidiocese de Maringá”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.